Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Conhecimento e uso das metodologias ativas na formação do bacharel em direito

Autor:

Luiz Ricardo Magalhães dos Santos

Orientador:

Ronaldo Júlio Baganha

Titulação do Orientador:

Dr.

Curso:

Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:

Dissertação

Assunto:

Aprendizagem Ativa / Bacharelado em Direito / Práticas Pedagógicas / Sala de aula Invertida.

Ano de Defesa:

2022

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

Educação, Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos.

Resumo:

A forma de facilitar o aprendizado vem sofrendo mudanças nas últimas décadas, sendo sugerido que o processo de aprendizagem pode se tornar mais eficiente quando os discentes participam ativamente desse desenvolvimento. Na formação do bacharel em direito, é comum ainda o predomínio do ensino tradicional com aulas expositivas em detrimento do ativo, condição essa que pode limitar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de outras habilidades nos estudantes. O ensino tradicional mantém o paradigma dogmático do direito positivista, preocupado apenas com a norma, afastando-se do contexto histórico e social e restringindo a capacidade crítica do futuro profissional. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento e a utilização das ferramentas das metodologias ativas na Formação do Bacharel em Direito. Participaram do presente estudo 27 docentes dos cursos de Direito de três instituições de ensino superior da cidade de Pouso Alegre. Os participantes responderam um questionário semiestruturado e de autoria dos próprios autores. Os resultados demonstraram que os docentes conhecem, fazem uso e consideram importantes as ferramentas das metodologias ativas. Estas, por sua vez, apresentam como vantagens a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, o dinamismo e interesse da aula e o desenvolvimento do raciocínio prático. As desvantagens apresentadas são a falta de adesão espontânea dos alunos, o fato de que tais práticas podem ser confundidas como dissimulação da transmissão do conhecimento, além do fato de que dependem da adesão e interesse dos alunos e podem ainda apresentar resistência por parte destes. Entretanto, embora haja um elevado número de profissionais acreditando no potencial do uso das metodologias ativas, mais da metade ainda acredita que o ensino tradicional é mais vantajoso. Por fim, conclui-se com o presente estudo que os professores dos cursos de bacharel em Direito, da cidade de Pouso Alegre, conhecem, usam e consideram importante o uso das ferramentas das metodologias ativas nas aulas, contudo, enaltecem que, a princípio, a aceitação acontece principalmente nos anos iniciais, estando os alunos dos anos finais resistentes ao uso.

Palavras-Chave PT-BR:

Aprendizagem Ativa / Bacharelado em Direito / Práticas Pedagógicas / Sala de aula Invertida.