Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Futuro tecnológico digital na educação e a formação continuada doc

Autor:
Luiz Claudio Dala Rosa Junior

Orientador:
Rosimeire Aparecida Soares Borges.

Titulação do Orientador:
Dra.

Curso:
Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:
Dissertação

Assunto:
TDIC / Formação continuada de professores / Concepções / Ensino Fundamental.

Ano de Defesa:
2022

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Educação, Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:
Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos.

Resumo:
Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo investigar as dificuldades e desafios enfrentados por professores do ensino fundamental-anos iniciais, em relação às aulas remotas em tempos da pandemia de Covid-19 com uso Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Fundamentado em estudos como Valente (2014), Kenski (2015), Aoun (2017), dentre outros, é do tipo qualitativo, com abordagem exploratória. Sua realização contou com um estudo bibliográfico sobre o tema e uma pesquisa de campo com docentes da rede de educação municipal de uma cidade no sul de Minas Gerais. No estudo de campo foi realizado um minicurso de formação para os docentes pesquisados, constituído por quatro módulos, com oficinas práticas explorando fermentas Google em atividades que podem ser realizadas em aulas no ensino fundamental-anos iniciais. As análises dos dados coletados no questionário I foram feitas com base na estatística descritiva em estudos teóricos. Os dados coletados no questionário II foram analisados com base em aspectos da análise de conteúdo de Bardin (2016), fundamentadas no aporte teórico construído neste estudo e com auxílio do software MaxQda para a organização e apresentação dos dados. Este estudo mostra desafios enfrentados pelos docentes pesquisados em relação às aulas remotas, por diversificados fatores como as dificuldades de acesso, por parte deles e dos seus alunos, a equipamentos como celulares e computadores e à rede de internet, bem como lacunas em relação a própria formação inicial e continuada para a integração dessas tecnologias nas práticas pedagógicas. Depreende-se que, a mudança gerada pela pandemia de Covid-19 aponta para um futuro cada vez mais digital e tecnológico, criou-se a necessidade de uma educação que se atenha às novas formas de alfabetização como a tecnológica e humana, nas quais competências, exclusivas de cada uma, serão indispensáveis para a formação de novos indivíduos capazes de sobreviver em um mundo digital.

Palavras-Chave PT-BR:
TDIC / Formação continuada de professores / Concepções / Ensino Fundamental.