Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Saúde e movimento: a educação física mudando conceitos

Autor:
Anderson Rosa Andrade, Juarez Luiz Abrão, Rodrigo Silva Pereira

Orientador:
-

Titulação do Orientador:
-

Curso:
Educação Física

Tipo de Trabalho:
E-book

Assunto:
Educação Física, Artigos

Ano de Defesa:
2024

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Ciências da Saúde

Linha de Pesquisa:
-

Resumo:
A CONTRIBUIÇÃO ACADÊMICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA TURMA XXI DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ A finalidade de uma apresentação é anunciar o conteúdo que se apresenta. Neste contexto, é importante iniciar em primeira pessoa! Eu, José Dias da Silva Neto, professor e reitor da Universidade do Vale do Sapucaí – Univás, tenho a honra de exercer a função de divulgar o conteúdo desta obra que se estabelece a partir da compilação dos trabalhos de conclusão de curso da XXI turma do curso de graduação em Educação Física. Imperioso salientar que os capítulos do e-book são da XXI turma! Situação que demonstra a maturidade do curso e o sucesso em que a formação-aprendizagem se estabeleceu em ensino, extensão e pesquisa - pilares da Universidade - durante os anos de implantação e consolidação do curso. A cada exposição teórica que se pronuncia, traz aplicabilidade prática da teoria exposta; é sinal de completude! Desta maneira, o texto se torna contexto quando os professores que compõem esta obra, juntamente com seus alunos, advêm do curso de vinte e um anos! Prof. Me. Anderson Rosa Andrade, bacharel e licenciado em Educação Física pela Univás 2006 e mestre em Educação pela Univás 2014. Prof. Me. Rodrigo da Silva Pereira bacharel em Educação Física pela Univás 2011 e mestre em Educação pela Univás 2019. Prof. Me. Peterson Beraldo de Andrade, graduado em Pedagogia pela Univás 2009 e mestre em Bioética pela Univás 2017. Prof. Dr. Ronaldo Júlio Baganha, graduado em Educação Física pela Univás 2004, mestre em Educação Física pela Unimep 2009 e doutor em Ciências do Movimento pala Unimep 2017. Tomo a liberdade, como anunciante da obra, de designá-los pela expressão corporativa: “pratas da casa”! O acompanhamento de egressos de um curso de graduação é de alta relevância para o Ministério da Educação do Brasil. A presente obra destaca os autores-orientadores, formadores dos acadêmicos que compõem o e-book, situação ímpar “formadores e formandos oriundos da mesma casa”, que denota a robustez do curso de graduação em Educação Física da Univás. Os leitores terão possibilidade de compreender a contribuição acadêmica do e-book a partir da interpretação dos capítulos que se desenrolam a partir de novos pressupostos e propostas educacionais que integram os pilares da Univás, como formadora em educação e saúde, educação na saúde e educação para a saúde. Processo que demostra visão holística educacional. A Educação Física apresenta possibilidade sui generis de se vincular aos dois campos que são consideradas grandes áreas do conhecimento pelo (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) CNPq, entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil, desde 1951. Estabelece-se a grande área ciências da saúde, em que se encontra a Educação Física e também a grande área das ciências humanas, em que se encontra a área da educação. Educação física é saúde e educação! Portanto, ao transpassarem os capítulos, o leitor encontrará a contribuição acadêmica da pesquisa em extensão comunitária e poderá identificar o ensino em nível de formaçãoaprendizagem dos alunos do curso de Educação Física da Univás e também a educação oferecida aos participantes das pesquisas, com contribuições para estabelecimento de novas perspectivas para se desenvolver os resultados dos binômios saúde e educação. Observar-se-á que: o modelo biopsicossocial, premissa da Organização Mundial de Saúde, está vinculado às análises dos transtornos psicológicos no esporte universitário, assim como quando se estudou o benefício do exercício físico e dança em idosos: associados à depressão e sua qualidade de vida, além dos transtornos de ansiedade de adolescentes, praticantes de exercícios físicos. Os processos biológicos foram analisados em participantes que responderam à questão: a saúde intestinal pode afetar as respostas ao treinamento físico? E quanto às crianças do ensino fundamental, estudou-se o desenvolvimento motor. A partir de estudos sobre hidratação, analisou-se a influência em performance, como também em atletas de força. Potência anaeróbia também foi estudada, transtornos funcionais, até benefícios do exercício físico para pacientes após acidente vascular cerebral. E o social? Toda a leitura da obra está coroada pelo cunho social dos trabalhos apresentados. A iniciativa, advinda da compilação destes trabalhos de conclusão de curso demostram a inserção “com raízes profundas” do curso de Educação Física da Univás, na comunidade acadêmica, assim como na sociedade pouso-alegrense, mineira e brasileira. Boa leitura! Prof. Dr. José Dias da Silva Neto Reitor da Universidade do Vale do Sapucaí