Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

A gestão escolar democrática: a nova gestão pública e as desigualdades no acesso à educação

Autor:

Társis Siqueira Vilhena

Orientador:

Rafael Simioni

Titulação do Orientador:

Dr.

Curso:

Mestrado Educação, Conhecimento e Sociedade

Tipo de Trabalho:

Dissertação

Assunto:

Gestão / Escolar / Sucesso / Democrática / Nova Gestão Pública / Desigualdades

Ano de Defesa:

2023

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

Políticas Públicas e Gestão

Linha de Pesquisa:

Políticas Públicas e Gestão.

Resumo:

Esta pesquisa relata ações e iniciativas em uma gestão democrática, com alguns aspectos fundamentais para o sucesso na atuação em instituições de ensino no nosso país. As práticas evidenciadas correspondem, na maioria, ao ensino público, porém todo o contexto pesquisado busca trazer uma série de fatores que podem levar o gestor a elevar o desempenho da instituição em que atua. Todos os aspectos abordados buscam tornar o ambiente escolar em um local agradável e participativo, onde a comunidade escolar se orgulha da escola e zela pelo seu patrimônio. O trabalho evidencia a importância do projeto político pedagógico e do regimento interno da instituição, com ações direcionadas por decisões coletivas, fazendo a instituição atuar no contexto educacional diário e trabalhar com intervenções frequentes nas vivências diárias. O presente trabalho também coloca em discussão as modernas concepções de gestão escolar, trazendo um paralelo com as políticas educacionais relacionadas à implantação da nova gestão pública com as concepções de Paulo Freire e cita as desigualdades sociais existentes no acesso à educação. No último capítulo deste trabalho temos uma pequena análise da gestão democrática e seus impactos na Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, em Pouso Alegre-MG, através de seus registros escolares do Projeto Político Pedagógico e Regimento Interno, cujos documentos estão em anexo a este trabalho. Por fim, temos a conclusão com a síntese da pesquisa e as possibilidades de resultados da implantação da gestão democrática. Esta é uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, sendo caracterizado, segundo a natureza dos dados, como uma pesquisa bibliográfica.

Palavras-Chave PT-BR:

Gestão / Escolar / Sucesso / Democrática / Nova Gestão Pública / Desigualdades