Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Níveis de atividade física, comportamento sedentário, composição corporal e saúde mental de alunos do ensino médio

Autor:
Luis Eduardo Pereira

Orientador:
Ronaldo Júlio Baganha

Titulação do Orientador:
Dr.

Curso:
Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:
Dissertação

Assunto:
Atividade física / Inatividade física /Comportamento sedentário / Saúde mental / Educação física escolar.

Ano de Defesa:
2022

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Educação, Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:
Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos.

Resumo:
Os baixos níveis de atividade física, associados a hábitos de comportamento sedentário, têm sido analisados em adolescentes, causando impacto tanto na saúde física como na composição corporal e mental, especificamente em ansiedade, depressão e estresse; portanto, intervenções para promoção da atividade física e saúde na escola têm a intenção de alterar esse quadro. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi avaliar os níveis de atividade física, comportamento sedentário, saúde mental entre estudantes do ensino médio de uma escola da rede privada da cidade de Itajubá/MG. Após revisão de literatura, evidenciou-se o papel da Educação Física escolar em impactar, de forma positiva, as variáveis relacionadas à saúde dos estudantes, tanto física quanto mental. Foi desenvolvido um estudo de base escolar com aplicação de dois questionários: IPAQ e DASS-21 e a avaliação de bioimpedância INBODY 270, em adolescentes do gênero feminino e masculino. Os desfechos analisados foram o nível de atividade física, a escala de saúde mental e a composição corporal. Os alunos avaliados se mostraram com níveis insuficientes de atividade física em relação à quantidade de dias e tempo; hábitos sedentários elevados, como a quantidade de tempo que passam sentados durante a semana e aos fins de semana; dados elevados sobre a escala de saúde mental. Assim, muito mais do que um componente curricular de lazer e ludicidade, a Educação Física escolar assume um importante papel no processo de saúde dentro da escola.

Palavras-Chave PT-BR:
Atividade física / Inatividade física /Comportamento sedentário / Saúde mental / Educação física escolar.