Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Educação plena, dignidade da pessoa humana e inserção da população transgênero no mundo do trabalh
Autor:
Amanda Costa da Silva
Orientador:
Rodrigo Rios Faria de Oliveira.
Titulação do Orientador:
Dr.
Curso:
Mestrado em educação, conhecimento e sociedade
Tipo de Trabalho:
Dissertação
Assunto:
Transgeneridade / Dignidade da pessoa humana / Educação Plena / Trabalho
Ano de Defesa:
2023
Biblioteca:
Digital
Área de Concentração:
Educação Conhecimento e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Políticas Públicas e Gestão.
Resumo:
SILVA, A. C. Educação Plena, Dignidade da Pessoa Humana e inserção da população transgênero no mundo do trabalho. 2023. 82f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, Universidade Vale do Sapucaí, Pouso Alegre - MG. No Brasil, em face da transfobia estrutural, a população travesti e transexual não vive plenamente a sua dignidade e tal situação não pode ser mantida porque a dignidade é princípio fundante do Estado Democrático e, portanto, direito a ser efetivado em favor de todos os cidadãos. Considera-se digno todo cidadão que assim se sente em sociedade, e tal sentimento advém do exercício crítico da cidadania e do acesso aos direitos sociais básicos; sendo que este acesso depende de uma (pelo menos mínima) condição financeira que somente é alcançada pela ocupação de um locus no mundo do trabalho. E diante deste cenário este trabalho pretende demonstrar que o fornecimento da educação, em sua modalidade plena, é capaz de efetivar em favor da população transgênero, acesso à dignidade; haja vista que esse modelo educacional objetiva, justamente, o preparo do indivíduo para o mundo do trabalho e o exercício crítico da cidadania. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico e documental; trazendo contribuições de diversos autores sobre os temas, mas também realizando a análise de dados e análise de alguns relatos de casos para a promoção do envolvimento do grupo social pesquisado. Dividido em três grandes partes, o trabalho aponta, inicialmente os conceitos de sexo biológico, identidade de gênero e transgeneridade, abordando, ainda, a realidade nacional quanto à transfobia vivida pela população trans. Posteriormente percorre o caminho histórico e os conceitos de Dignidade da Pessoa Humana e Educação Plena. Ao final, analisa dados e relatos de casos, correlacionando-os aos conceitos explicitados. As considerações finais apontam que, a educação pode ser um dos meios que permite o ingresso da população transgênero no mundo do trabalho, propiciando-lhe acesso a uma vida minimamente digna.
Palavras-Chave PT-BR:
Transgeneridade / Dignidade da pessoa humana / Educação Plena / Trabalho