Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Alfabetização, Método Fônico E Seus Processos: um estudo com professores alfabetizadores

Autor:
Zilá Carvalho Costa

Orientador:
Diego Henrique Pereira

Titulação do Orientador:
Dr.

Curso:
Mestrado em educação, conhecimento e sociedade

Tipo de Trabalho:
Dissertação

Assunto:
Alfabetização / Método fônico / Consciência fonológica / Formação de professores

Ano de Defesa:
2023

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Educação, conhecimento e sociedade

Linha de Pesquisa:
Ensino, Linguagem e Formação Humana

Resumo:
A presente dissertação intitulada “ALFABETIZAÇÃO, MÉTODO FÔNICO E SEUS PROCESSOS: um estudo com professores alfabetizadores”, discute o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, dando maior visibilidade ao Método Fônico, que se baseia no ensino sistemático e explícito. Considera-se, neste trabalho, a relação fonema-grafema, essencial na Alfabetização. Tal método propõe a progressão da leitura e da escrita nos anos iniciais da Alfabetização, produzindo processos de codificação e decodificação eficientes, bem como o favorecimento na compreensão e fluência leitora, apontando a possibilidade de um sujeito letrado, capaz de fazer o uso da leitura e da escrita em suas práticas cotidianas. Tal pesquisa, impulsionada pela questão: “analisar de que modo os professores alfabetizadores da rede municipal de Pouso Alegre – MG se relacionam com teorias, práticas e métodos de Alfabetização, em especial o Método Fônico”, tem o objetivo geral de compreender a relação que os professores alfabetizadores da rede Municipal de Educação de Pouso Alegre – MG possuem com os diferentes métodos de Alfabetização, em especial, o Método Fônico. De abordagem quantitativa e exploratória, a pesquisa buscou conhecer o perfil profissional e pedagógico do público-alvo, além de discutir os resultados das coletas representados por gráficos e dados estatísticos. Por outro lado, este trabalho evidenciou alguns equívocos produzidos pelo entendimento sobre as práticas alfabetizadoras, as quais os professores dizem conhecer, mas se contradizem no que tange a aplicação, principalmente, do Método Fônico. Sendo assim, aponta-se a necessidade de enxergar as práticas de Alfabetização de maneira sistêmica, de modo que teorias e práticas sejam convergentes, desdobrando-se em ações de atualização e formação docentes constantes, produzindo base para que outros agentes educacionais, como os pais e responsáveis, por exemplo, participem ativamente do processo de ensino e aprendizagem de uma língua.

Palavras-Chave PT-BR:
Alfabetização / Método fônico / Consciência fonológica / Formação de professores