Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Impactos dos laudos e diagnósticos no contexto escolar: a percepção de professores

Autor:
Lucas Navaroli Ribeiro Silva

Orientador:
Lariana Paula Pinto

Titulação do Orientador:
Dra.

Curso:
Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:
Dissertação

Assunto:
Professores / Educação / Dificuldade de aprendizagem /Laudos / Diagnósticos.

Ano de Defesa:
2021

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Educação, Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:
Ensino, Linguagem e Formação Humana

Resumo:
Os laudos e diagnósticos têm sido cada vez mais frequentes no contexto escolar, assim como sua utilização para predizer comportamentos, patologias, justificar impasses no processo educativo e instrumento balizador para intervenções. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender, com base na percepção dos professores, os possíveis efeitos dos laudos diagnósticos no contexto escolar. Na elaboração deste trabalho, com vistas a responder aos objetivos geral e específicos, foram realizados dois estudos, sendo o primeiro uma revisão sistemática de literatura, embasada no método Prisma, reunindo, através de descritores combinados nas bases de buscas, 631 trabalhos, sendo selecionados ao fim 29 estudos que tiveram suas informações extraídas e categorizados em seu conteúdo. As publicações foram discutidas utilizando-se de categorias temáticas em que os textos e delineamentos metodológicos observados se agrupavam. Observa-se um volume considerável a respeito do tema central deste trabalho, sendo possível extrair importantes conteúdos sobre a percepção de professores sobre os laudos e diagnósticos. O segundo, diz respeito a um estudo exploratório de campo, de natureza descritiva, tendo como amostra 35 professores, que a partir das respostas obtidas, por meio de um questionário semi-estruturado, aplicado de maneira on-line, foi possível evidenciar as percepções destes profissionais a respeito dos laudos e diagnósticos no contexto escolar e sua relação com alunos que apresentam algum entrave no processo de aprendizagem. Como resultados, apresenta-se que os laudos e diagnósticos de fato estão bastante inseridos na Educação, sendo que a sua grande maioria possui alunos com algum diagnóstico e precisam ter em sua prática docente, alternativas e estratégias para gerir esse fenômeno. Concluem-se então que é necessário conduzir outros estudos para colaborar na interpretação e utilização desses instrumentos, para que eles de fato possam vir a subsidiar a comunidade educativa com seus conteúdos, afastando perspectivas patologizantes, que pouco colaboram para os alunos e professores envolvidos nesse processo. O presente trabalho é parte integrante da Linha de Pesquisa 1: Ensino, Linguagem e formação humana, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS).

Palavras-Chave PT-BR:
Professores / Educação / Dificuldade de aprendizagem /Laudos / Diagnósticos.