Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Desafios docentes em aulas remotas do ensino fundamental: uso de plataformas digitais e aplicativos

Autor:
Lucas Gambogi Antunes

Orientador:
Rosimeire Aparecida Soares Borges.

Titulação do Orientador:
Dra.

Curso:
Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:
Dissertação

Assunto:
Formação docente / TDIC / Ensino Fundamental - anos iniciais / Aulas remotas.

Ano de Defesa:
2022

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Educação, Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:
Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos.

Resumo:
A educação no Brasil tem passado por diversas mudanças, especialmente diante do contexto decorrente da pandemia de Covid-19, que ocasionou o fechamento das escolas e a alteração da modalidade presencial da educação para o ensino remoto emergencial (ERE), momento no qual as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) se tornaram as principais alternativas para a continuidade dos anos letivos de 2020 e 2021. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi conhecer e analisar as percepções dos docentes do ensino fundamental – anos iniciais sobre a integração das TDIC às metodologias de ensino no ERE e suas perspectivas para essa integração no período pós-pandemia. Esta investigação é qualitativa, exploratória e colaborativa, compreendendo um estudo bibliográfico, uma pesquisa de campo e a realização de um curso denominado “Ferramentas Google: possibilidades no ensino remoto”, que teve como participantes 42 professores do ensino fundamental – anos iniciais de uma rede municipal de educação de uma cidade localizada no sul de Minas Gerais. Esse curso foi oferecido em 8 módulos, com duração de 2h cada, e realizado em formato de oficinas, nas quais os docentes participaram de atividades práticas envolvendo diferenciadas TDIC que podem ser utilizadas em suas aulas. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário pelo Google Forms, no qual foram organizados os relativos ao perfil e à formação dos pesquisados. Os dados referentes às percepções docentes foram sistematizados e apresentados por meio do software MaxQda, tendo sido tratados segundo a abordagem de análise de conteúdo de Bardin (2016) e interpretados com fundamentação baseada nos estudos teóricos apresentados nesta dissertação. Dos resultados, depreende-se que as categorias temáticas obtidas proporcionaram refletir sobre as TDIC na formação docente, nas práticas pedagógicas, nas aulas remotas, na interação entre docentes e alunos, na aprendizagem dos alunos e, por fim, apontaramse os desafios para a utilização dessas tecnologias na educação. Compreendeu-se que, na percepção dos pesquisados, a integração das TDIC à educação nesse período de pandemia da Covid-19 pode vir a influenciar mudanças nas práticas pedagógicas na escola no período pós-pandemia, mesmo que seja um processo um pouco lento e dependente das mudanças de representações culturais dos envolvidos na educação, pois os alunos necessitam participar ativamente e com autonomia em atividades colaborativas e compartilhadas nesse mundo conectado e em constante evolução.

Palavras-Chave PT-BR:
Formação docente / TDIC / Ensino Fundamental - anos iniciais / Aulas remotas.