Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Educação financeira no ensino fundamental da rede estadual do sul de minas gerais

Autor:
Luan Moreira Machado

Orientador:
Rodrigo Rios Faria de Oliveira

Titulação do Orientador:
Dr.

Curso:
Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:
Dissertação

Assunto:
Educação / Finanças / Ensino fundamental / Matemática Financeira.

Ano de Defesa:
2021

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Educação, Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:
Políticas Públicas e Gestão

Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo investigar como a educação financeira é abordada nas escolas da rede estadual do Sul de Minas Gerais, especificamente, no ensino fundamental. O tema se tornou componente obrigatório em 2020 nos currículos educacionais do ensino fundamental e infantil nas escolas públicas e privadas, tendo em vista o crescimento desenfreado de inadimplentes no Brasil, que segundo o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) gira em torno de 61 milhões de pessoas. Além disso, a adoção da educação financeira nas escolas é recomendada pelos organismos internacionais como a Organização de Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE), Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial (BM) e nacional como o Banco Central do Brasil (BCB), e o programa de Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Os materiais analisados foram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), Planos de Estudos Tutorados de Minas Gerais (2020) e o Projeto Político-pedagógico. Neste último documento, de três escolas selecionadas no sul de Minas Gerais, nas quais estão situadas em Pouso Alegre, Congonhal e Heliodora. No que diz respeito aos currículos educacionais, foram consultados seu aspecto legal, previsto na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e as Diretrizes Curriculares Educacionais (DCN). As metodologias utilizadas neste trabalho foram desenvolvidas por meio de pesquisas bibliográficas, além de análises de documentos normativos e didáticos.

Palavras-Chave PT-BR:
Educação / Finanças / Ensino fundamental / Matemática Financeira.