Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
A substituição do brincar pelas tecnologias digitais

Autor:
Izabelle Silveira Rogê do Paduan

Orientador:
Edmara Barra dos Santos

Titulação do Orientador:
Graduada

Curso:
Psicologia

Tipo de Trabalho:
Trabalho de Conclusão de Curso

Assunto:
Brincadeiras tradicionais / Brincar tecnológico / Desenvolvimento infantil.

Ano de Defesa:
2023

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Ciências da Saúde

Linha de Pesquisa:
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Resumo:
Introdução: O universo das brincadeiras de criança tem sofrido diversas interferências proporcionadas pelos movimentos da sociedade do consumo e das tecnologias de informação e comunicação e, mais recentemente, pela pandemia de COVID-19. Nesse cenário, o uso dessas tecnologias como um meio lúdico ganha espaço no cotidiano das crianças, impulsionando novos comportamentos e reformulando relacionamentos interpessoais, por vezes até impedindo que estes efetivamente aconteçam. Objetivo: Promover uma reflexão sobre a substituição das brincadeiras tradicionais pelas tecnologias digitais na contemporaneidade. Metodologia: Revisão bibliográfica e documental de caráter qualitativo e exploratório. Foram identificados os artigos mais recentes e que abordassem o tema de forma mais abrangente, com um posicionamento crítico a respeito do tema. A coleta de dados ocorreu a partir do levantamento de estudos da literatura sobre a temática, com buscas realizadas no Google Acadêmico e em base de dados tais como Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando como descritores: “brincar”, “tecnologia” e “desenvolvimento infantil”. Resultados: A maioria das publicações encontradas foram estudos secundários, utilizando como método de pesquisa a revisão bibliográfica (narrativa), sistemática ou integrativa da literatura. Os trabalhos abordam como objetivo geral a influência do uso das tecnologias digitais no desenvolvimento infantil na sociedade contemporânea, além de mostrar os possíveis impactos positivos e negativos desse uso no processo de aprendizagem das crianças. Considerações finais: O uso inadequado e descontrolado das tecnologias e mídias digitais atrapalham o desenvolvimento da criança, sendo importantes a otimização do uso e a redução dos riscos, com a participação dos pais e responsáveis como moderadores dessa utilização ao estabelecerem regras e horários para o acesso. As tecnologias podem ser benéficas se utilizadas de forma equilibrada, sem substituir as atividades essenciais para o desenvolvimento da criança, como as brincadeiras lúdicas e o contato social.

Palavras-Chave PT-BR:
Brincadeiras tradicionais / Brincar tecnológico / Desenvolvimento infantil