Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Avaliação da atividade e participação de crianças com paralisia cerebral
Autor:
Ana Paula Franco; Izabela P. S. Vilhena
Orientador:
Gislaine M. Rosa
Titulação do Orientador:
Mestra
Curso:
Fisioterapia
Tipo de Trabalho:
Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto:
Fisioterapia / Pediatria / Paralisia Cerebral / Desempenho Psicomotor / Classificação Internacional da Funcionalidade / Incapacidade e Saúde.
Ano de Defesa:
2021
Biblioteca:
Digital
Área de Concentração:
Ciências da Saúde
Linha de Pesquisa:
-----
Resumo:
Resumo | INTRODUÇÃO: A criança com paralisia cerebral apresenta distúrbios de sensação, percepção, cognição, comunicação e comportamento. Tais comprometimentos podem interferir no desenvolvimento da criança em contextos diferentes da vida, com efeitos deletérios no desenvolvimento de atividades globais e finas, atividades de rotina diária e restrição da participação. Esse grupo populacional participa menos das atividades em comunidade do que crianças que não apresentam deficiências, principalmente no lazer com a família e atividades recreativas. OBJETIVO: Avaliar as limitações de atividade e restrições na participação social de crianças com paralisia cerebral. MÉTODO: Estudo observacional e transversal. Realizado na cidade de Pouso Alegre – MG, com 9 pais/responsáveis por crianças com paralisia cerebral. Os pais/cuidadores receberam um questionário online contendo questões relativas à criança e a sua condição clínica elaborado pelos autores, o sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) – questionário do relato familiar para avaliação do comprometimento funcional e a Parte I do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) para avaliação do desempenho funcional. RESULTADOS: Houve forte correlação negativa entre o comprometimento funcional avaliado pela GMFCS e os domínios autocuidado (p= 0,03, r= 0,73) e mobilidade (p= 0,03, r= -0,73), e o escore total (p= 0,03, r= -0,73) da PEDI. CONCLUSÃO: As crianças avaliadas com maior comprometimento da função motora grossa apresentaram maior limitação das atividades e restrição na participação social (habilidades funcionais).
Palavras-Chave PT-BR:
Fisioterapia / Pediatria / Paralisia Cerebral / Desempenho Psicomotor / Classificação Internacional da Funcionalidade / Incapacidade e Saúde.