Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Avaliação da atividade e participação de crianças com paralisia cerebral

Autor:

Ana Paula Franco; Izabela P. S. Vilhena

Orientador:

Gislaine M. Rosa

Titulação do Orientador:

Mestra

Curso:

Fisioterapia

Tipo de Trabalho:

Trabalho de Conclusão de Curso

Assunto:

Fisioterapia / Pediatria / Paralisia Cerebral / Desempenho Psicomotor / Classificação Internacional da Funcionalidade / Incapacidade e Saúde.

Ano de Defesa:

2021

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

Ciências da Saúde

Linha de Pesquisa:

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Resumo:

Resumo | INTRODUÇÃO: A criança com paralisia cerebral apresenta distúrbios de sensação, percepção, cognição, comunicação e comportamento. Tais comprometimentos podem interferir no desenvolvimento da criança em contextos diferentes da vida, com efeitos deletérios no desenvolvimento de atividades globais e finas, atividades de rotina diária e restrição da participação. Esse grupo populacional participa menos das atividades em comunidade do que crianças que não apresentam deficiências, principalmente no lazer com a família e atividades recreativas. OBJETIVO: Avaliar as limitações de atividade e restrições na participação social de crianças com paralisia cerebral. MÉTODO: Estudo observacional e transversal. Realizado na cidade de Pouso Alegre – MG, com 9 pais/responsáveis por crianças com paralisia cerebral. Os pais/cuidadores receberam um questionário online contendo questões relativas à criança e a sua condição clínica elaborado pelos autores, o sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) – questionário do relato familiar para avaliação do comprometimento funcional e a Parte I do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) para avaliação do desempenho funcional. RESULTADOS: Houve forte correlação negativa entre o comprometimento funcional avaliado pela GMFCS e os domínios autocuidado (p= 0,03, r= 0,73) e mobilidade (p= 0,03, r= -0,73), e o escore total (p= 0,03, r= -0,73) da PEDI. CONCLUSÃO: As crianças avaliadas com maior comprometimento da função motora grossa apresentaram maior limitação das atividades e restrição na participação social (habilidades funcionais).

Palavras-Chave PT-BR:

Fisioterapia / Pediatria / Paralisia Cerebral / Desempenho Psicomotor / Classificação Internacional da Funcionalidade / Incapacidade e Saúde.