Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Síndrome de Burnout em fisioterapeutas atuantes durante a pandemia
Autor:
Júlia Yasmin Brito Da Silva; Lara de Paula Viana
Orientador:
Diego Guimarães Openheimer
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Fisioterapia
Tipo de Trabalho:
Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto:
Síndrome de Burnout / Esgotamento Profissional / Esgotamento Psicológico / Estresse Ocupacional / Saúde Mental / Satisfação no Emprego.
Ano de Defesa:
2022
Biblioteca:
Digital
Área de Concentração:
Ciências da Saúde
Linha de Pesquisa:
-----
Resumo:
Resumo | Introdução: Segundo a organização mundial da saúde, a síndrome de Burnout é uma resposta à cronificação do estresse, estrita ao contexto laboral. Alguns estudos reconheceram essa condição em 1980 e destacaram exaustão emocional, a despersonalização e um senso reduzido de realização pessoal experimentados pelos profissionais. Objetivo: Verificar a incidência da síndrome de Burnout em fisioterapeutas e comparar o impacto do ambiente de trabalho e a correlação com as variáveis laborais em cada área no período da pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, descritivo-analítico, de abordagem quantitativa e delineamento transversal. Como instrumentos de avaliação foram utilizados, questionário de coleta de dados sociodemográficos, ocupacionais e comportamentais, além do Maslach Burnout Inventory (MBI) em sua versão Human Services Survey (HSS). Resultados: Participaram 57 profissionais fisioterapeutas atuantes em clínicas, hospitais e professores. Comparamos os 03 critérios da SB e o seu score total e correlacionamos aos 03 cenários, no quesito Exaustão emocional os três grupos apresentaram um resultado de risco elevado com scores de 28,29 do grupo dos professores e 29,30 do grupo do hospital e do grupo de clínicas a literatura preconiza que acima de 27 o risco já é elevado. Conclusão: Concluise que há uma relevante incidência da SB em profissionais fisioterapeutas de diferentes áreas de atuação, os mesmos foram amplamente afetados durante a pandemia da COVID-19.
Palavras-Chave PT-BR:
Síndrome de Burnout / Esgotamento Profissional / Esgotamento Psicológico / Estresse Ocupacional / Saúde Mental / Satisfação no Emprego