Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Intervenções e tratamentos físicos na síndrome de burnout em profissionais da saúde: uma revisão sistemática
Autor:
Luciara Beatriz Amâncio
Orientador:
Diego Guimarães Openheimer
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Fisioterapia
Tipo de Trabalho:
Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto:
Síndrome de Burnout / Esgotamento Profissional / Exercícios físicos / Reabilitação Física e Tratamento Fisioterapêutico.
Ano de Defesa:
2022
Biblioteca:
Digital
Área de Concentração:
Ciências da Saúde
Linha de Pesquisa:
-----
Resumo:
Resumo | Introdução: A síndrome de Burnout é uma condição descrita como uma resposta à cronificação do estresse, com enfoque em áreas profissionais que requerem oferta de cuidado e o manejo direto com pessoas. Objetivo: Discutir as evidências de maior relevância com intervenções no controle e tratamento físico da síndrome de Burnout. Metodologia: Para essa revisão sistemática, utilizou-se consulta na base de dados PEDro (Physioterapy Evidence Database), entre agosto e novembro de 2022, no idioma inglês. As palavras-chave incorporadas à busca foram: “Burnout Syndrome”, “Professional Exhausted”, “Psychological Exhausted”, “Occupation Stress”, “Mental Health” e “Job Satisfaction”. Os critérios de inclusão foram: ensaios clínicos randomizados, intervenção baseada em exercícios físicos e classificação maior ou igual a 5/10 na escala PEDro. Resultados: Foram encontrados na busca 208 ensaios clínicos randomizados. Destes, apenas 11 foram selecionados conforme fatores de inclusão para discussão. Conclusão: A combinação de treinamento físico, yoga, orientação e exercícios cognitivos-comportamentais formam um grande arsenal terapêutico para prevenir e tratar a síndrome de Burnout.
Palavras-Chave PT-BR:
Síndrome de Burnout / Esgotamento Profissional / Exercícios físicos / Reabilitação Física e Tratamento Fisioterapêutico.