Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Algoritmo do desenvolvimento e estimulação sensório-motora para crianças de 0 a 5 anos.
Autor:
Maria Eduarda Calixto Covelo; Bruna Steffani Borges Almeida
Orientador:
Jonas I. da Rosa
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Fisioterapia
Tipo de Trabalho:
Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto:
Desenvolvimento infantil / Transtornos de Atraso do Desenvolvimento / Transtornos doNeurodesenvolvimento / Orientação Infantil / Intervenção Precoce.
Ano de Defesa:
2022
Biblioteca:
Digital
Área de Concentração:
Ciências da Saúde
Linha de Pesquisa:
-----
Resumo:
Resumo | INTRODUÇÃO: O desenvolvimento neuromotor (DNM) se dá por comportamentos preditos a idade da criaça, quando a mesma não apresenta tais comportamentos diz-se que há um atraso no desenvolvimento. Tal condição pode afetar a capacidade motora, levando a prejuízos que persistirão por toda vida. Sabe-se que o diagnóstico e intervenção precoce de atrasos podem proporcionar melhores resultados na evolução infantil. Para que tal processo ocorra, é necessário que os pais/cuidadores saibam identificar os sinais atípicos. OBJETIVO: Desenvolver e validar um algoritmo que possibilite a identificação dos comportamentos motores esperados para cada idade de crianças entre 0 a 5 anos, além de fornecer orientações quanto a estimulação sensório-motora precoce. MÉTODO: Estudo foi desenvolvimento em 3 fases, inicialmente foi realizado revisão da literatura junto às bases de dados Cochrane, LILACS, SciELO, PubMed, além de livros e sites governamentais. Em seguida, foi elaborado o algoritmo contendo a descrição das características esperadas, bem como estimulações precoces. Posteriormente, foi realizada a validação por meio de dois questionários, sendo o primeiro avaliado por fisioterapeutas com intuito de analisar o conteúdo teórico, e o segundo direcionado a pais com objetivo de avaliar a clareza e aplicabilidade do conteúdo. RESULTADOS:O conteúdo do algoritmo foi considerado adequado (IVC para cada item = 0,78 a 1,0; e IVC total = 0,92, no questionário respondido por fisioterapeutas) (IVC para cada item = 0,93 a 1,0; e IVC total = 0,98, no questionário respondido por pais/cuidadores). CONCLUSÃO: O algoritmo foi desenvolvido e validado por profissionais da área, bem como, por pais de crianças menores de cinco anos.
Palavras-Chave PT-BR:
Desenvolvimento infantil / Transtornos de Atraso do Desenvolvimento / Transtornos doNeurodesenvolvimento / Orientação Infantil / Intervenção Precoce.