Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Prevalência de lesão de septo nasal causada pelo uso de ventilação não invasiva em unidade neonatal

Autor:

Eleonice de Fatima Ferreira; Suelen Teixeira da Silva; Anna Luiza Pires Vieira

Orientador:

Ricardo da Silva Alves

Titulação do Orientador:

Dr.

Curso:

Fisioterapia

Tipo de Trabalho:

Trabalho de Conclusão de Curso

Assunto:

Recém-Nascido / VNI (CPAP) Pressão Positiva Contínua Nas Vias Aéreas / Lesão de septo nasal / Terapia intensiva neonatal.

Ano de Defesa:

2018

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

Ciências da Saúde

Linha de Pesquisa:

-----

Resumo:

RESUMO¦O desconforto respiratório é uma das principais causas de internação dos recémnascidos em unidades de terapia intensiva, a pressão positiva contínua nas vias aéreas por meio do 2 dispositivo pronga nasal pode ser um método de suporte ventilatório não invasivo utilizado para o tratamento desta condição, sendo comum o aparecimento de lesões de septo nasal. Objetivos: Avaliar a prevalência de lesão de septo nasal causada pelo uso de ventilação não invasiva em uma Unidade Neonatal. Método: Trata-se de um estudo de coortes de base populacional observacional horizontal realizado na Unidade Neonatal do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, no ano de 2018. A coleta dos dados foi realizada por meio da busca ativa das informações, provenientes do prontuário onde constavam os dados dos RNs de idades gestacionais variadas, de ambos os sexos, que se encontrava em VNI na UTIN por mais de seis horas, onde era realizado exame físico diário até a data de desmame da VNI envolvendo 31 recém-nascidos. Resultados: Apresentou prevalência de 51,6 % de lesão de septo nasal. Conclusão: O CPAP nasal é o recurso mais utilizado nas UTIN dando suporte ventilatório para os RNs com desconforto respiratório. A idade gestacional, o peso ao nascer e o tempo de utilização da VNI com pronga nasal mostra-se associados ao aparecimento de lesão de septo nasal.

Palavras-Chave PT-BR:

Recém-Nascido / VNI (CPAP) Pressão Positiva Contínua Nas Vias Aéreas / Lesão de septo nasal / Terapia intensiva neonatal.