Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Prevalência de dores e relação entre dor e mobilidade na região da coluna vertebral em escolares de 10 a 14 anos

Autor:
Vilas Boas LFP; Oliveira GJ ;Alves RS

Orientador:
Ricardo da Silva Alves

Titulação do Orientador:
Dr.

Curso:
Fisioterapia

Tipo de Trabalho:
Trabalho de Conclusão de Curso

Assunto:
Postura / dor / escolares / flexibilidade.

Ano de Defesa:
2018

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Ciências da Saúde

Linha de Pesquisa:
-----

Resumo:
Introdução: Atualmente a dor na coluna vertebral em escolares é motivo de preocupação devido à alta prevalência, e também por estar relacionada ao estilo de vida desses jovens. Objetivo: Verificar a prevalência de dores na região da coluna vertebral em escolares e correlacionar a intensidade da dor com a mobilidade e o peso da mochila. Métodos: Estudo transversal, descritivo, quantitativo e qualitativo, realizado em escolares de 10 a 14 anos. Todos os participantes foram avaliados por meio dos seguintes instrumentos: o teste de Schober, o peso da mochila por meio da balança e o questionário Back Pain and Body Posture Evaluation Instrument (BackPEI). Resultados: Foi observado que 55,81% (n=24) das crianças relatam sentir dor na coluna vertebral no último trimestre, porém 25,58% (n=11) relataram dor apenas uma vez, a qual não impediu de realizar as atividades (p= 0,873). Todos os estudantes utilizavam mochila de duas alças e 88% fazem uso adequado da mesma, além de que o peso ideal da mochila adequava-se à massa corporal das crianças. Houve uma moderada correlação positiva entre o teste de Schober e o peso da mochila (r=0,048; p= 0,001), enquanto a intensidade da dor não se correlacionou com o peso da mochila (r= -0,205; p= 0,186). Conclusão: Foi observado a presença de dor nas costas no último trimestre, sem promover alterações significativas na mobilidade e atividade de vida diária. Houve uma correlação moderada entre o peso da mochila e a flexibilidade, enquanto que o peso da mochila e a intensidade da dor não apresentou correlação significativa.