Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Aplicativo para orientação de antibioticoprofilaxia em cirurgia plástica mamária não reconstrutiva

Autor:

Karine Helena Bócoli

Orientador:

Daniela Francescato Veiga

Titulação do Orientador:

Dra.

Curso:

Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde

Tipo de Trabalho:

Mestrado

Assunto:

Aplicativos para dispositivos móveis / Antibioticoprofilaxia / Cirurgia mamária / Cirurgia plástica / Infecção da Ferida Cirúrgica.

Ano de Defesa:

2022

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

Ciências da Saúde

Linha de Pesquisa:

---

Resumo:

Contexto: Fatores de risco inerentes ao ato cirúrgico e às individualidades do paciente devem ser levados em consideração na escolha da antibioticoprofilaxia. A cirurgia estética da mama figura entre os procedimentos mais realizados em Cirurgia Plástica. O desenvolvimento de um aplicativo confiável e de fácil acesso, que auxiliasse cirurgiões plásticos a prescrever adequadamente antibióticos profiláticos após cirurgia mamária não reconstrutiva, limitaria o uso excessivo dos mesmos, contribuindo para o controle da resistência bacteriana e redução de custos. Objetivo: Desenvolver um aplicativo que auxilie o cirurgião plástico na prescrição de antibioticoprofilaxia em cirurgia plástica não reconstrutiva da mama. Método: Estudo descritivo aplicado na modalidade de desenvolvimento de tecnologia. Foi realizada uma busca na literatura e desenvolvido um fluxograma. Foram selecionados 20 cirurgiões plásticos, por conveniência, para avaliar a pertinência do seu conteúdo, segundo a técnica de Delphi. Utilizou-se o método estatístico alfa de Cronbach para quantificar a confiabilidade do instrumento. O fluxograma foi transformado em algoritmo e esse em um aplicativo, por profissional de tecnologia da informação. Resultados: Dos 20 juízes convidados, 10 responderam no prazo pré-estabelecido ou nas prorrogações do mesmo. A confiabilidade do conteúdo do fluxograma, analisada pelo alfa de Cronbach, resultou em um escore final de 0,81, demonstrando que o mesmo é confiável e então, a partir dele, foi construído o algoritmo e o aplicativo “MamaATB”. Conclusão: Foi construído um fluxograma e algoritmo para orientação de cirurgiões plásticos no uso de antibioticoprofilaxia em cirurgias mamárias não reparadoras. A seguir foi desenvolvido o aplicativo “MamaATB”, que gera acesso ao algoritmo.

Palavras-Chave PT-BR:

Aplicativos para dispositivos móveis / Antibioticoprofilaxia / Cirurgia mamária / Cirurgia plástica / Infecção da Ferida Cirúrgica.