Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Elaboração de uma cartilha de educação nutricional para crianças

Autor:

Brenda Geovana Openheimer

Orientador:

Ana Carolina Brasil e Bernardes

Titulação do Orientador:

Ma.

Curso:

Nutrição

Tipo de Trabalho:

Trabalho de Conclusão de Curso

Assunto:

Educação Alimentar e Nutricional. Nutrição Infantil. Criança. Segurança Alimentar. Doença Crônica não Transmissíveis. Alimentação Infantil. Comportamento alimentar.

Ano de Defesa:

2023

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

Ciências da Saúde

Linha de Pesquisa:

-

Resumo:

Introdução: A Educação Alimentar Nutricional (EAN) é uma estratégia que visa a promoção e Segurança Alimentar Nutricional (SAN) de um indivíduo. Que tem como objetivo mudar os hábitos alimentares inadequados, contribuindo para a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e carências nutricionais, permitindo que as pessoas façam escolhas alimentares de forma saudáveis, segura e adequada. A infância e a adolescência são fases da vida determinadas por diversas transformações. Visto que, no início da vida a criança possui grande dependência. Entre 07 a 10 anos de idade, possui maior independência, com fatores que influenciará nas escolhas e preferências alimentares da criança, podendo interferir na formação de hábitos alimentares inadequados para saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, estima-se que, 2,3 bilhões de adultos no mundo encontrem-se acima do peso, sendo 700 milhões de pessoas com obesidade. Como estratégia de Educação Alimentar Nutricional (EAN) pode ser utilizado métodos e atividades lúdicas, visto que, dessa forma, as crianças aprendem de maneira mais fácil e divertida. Objetivo: Construção de uma cartilha educativa nutricional para crianças de sete a dez anos, sendo um material lúdico, visando contribuir na prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e estimular o hábito da alimentação saudável. Método: Trata-se de uma pesquisa com delineamento observacional, analítico, sendo, descritivo por meio da criação de uma tecnologia educativa. Para construção do material, foi realizada uma busca em diretrizes, junto às bases de dados e revisão em livros didáticos, que tangenciem o tema de EAN voltadas ao público infantil, reunindo e organizando as informações, buscando sintetizar e esclarecer de forma didática e lúdica para melhor compreensão do público alvo. Para a confecção da cartilha, optou-se por dividir o trabalho, em etapas, sendo análise das informações e detalhamento do conteúdo e, desenvolvimento do design. Resultados: A cartilha foi elaborada didaticamente com linguagem de fácil compreensão para as crianças, possuindo ilustrações para estimular a leitura, o aprendizado e a percepção dos leitores em relação a alimentação saudável e ações de intervenção e prevenção. Conclusão: Conclui-se que a cartilha em educação alimentar nutricional (EAN) é uma importante estratégia de incentivo e aprendizagem para crianças, elaborada de forma atrativa e de fácil entendimento, promovendo hábitos saudáveis, a fim de contribuir para a saúde. A construção da cartilha obteve um conteúdo utilizando linguagens simplificadas e atrativas, com informações importantes para a promoção da alimentação saudável infantil.

Palavras-Chave PT-BR:

Educação Alimentar e Nutricional. Nutrição Infantil. Criança. Segurança Alimentar. Doença Crônica não Transmissíveis. Alimentação Infantil. Comportamento alimentar.