Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Algoritmo e aplicativo para identificação de lesões de pele suspeitas de malignidade

Autor:

José Wilson Moreira Filho

Orientador:

Daniela Francescato Veiga

Titulação do Orientador:

Dra.

Curso:

Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde

Tipo de Trabalho:

Mestrado

Assunto:

Neoplasias Cutâneas / Atenção Primária à Saúde / Diagnóstico / Encaminhamento e Consulta / Algoritmos / Aplicativos Móveis.

Ano de Defesa:

2020

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

Ciências da Saúde

Linha de Pesquisa:

---

Resumo:

Contexto: Os carcinomas cutâneos são o tipo de câncer mais frequente no mundo. Médicos de cuidados primários regularmente atendem pacientes com lesões de pele que não têm acesso a especialistas. Estes profissionais muitas vezes não têm experiência para reconhecer o câncer. O desenvolvimento de um aplicativo de fácil acesso que auxilie os médicos a identificar lesões suspeitas tem o potencial de possibilitar uma triagem mais eficaz e a detecção precoce do câncer de pele. Objetivo: Desenvolver um algoritmo e um aplicativo para auxiliar o médico que atua na atenção básica à saúde a identificar características clínicas de lesões da pele com suspeita de malignidade. Métodos: Foi realizada uma busca na literatura e desenvolvido um algoritmo. Foram convidados 20 juízes, médicos especialistas em Dermatologia ou Cirurgia Plástica, que avaliaram a pertinência de seu conteúdo. Para avaliar o questionário enviado aos juízes foi utilizado o método estatístico alfa de Cronbach que quantifica a confiabilidade do instrumento. Resultados: Dos 20 juízes convidados, 11 responderam no prazo pré-estabelecido. A confiabilidade do conteúdo do algoritmo, analisada pelo alfa de Cronbach, resultou em um escore final de 0,8, demonstrando que o algoritmo é confiável. Então, a partir dele, foi construído o aplicativo “SkinScanApp”. Conclusão: Foi construído um algoritmo para avaliação de lesões cutâneas suspeitas de malignidade para médicos não especialistas. A seguir foi desenvolvido um aplicativo, “SkinScanApp”, que gera acesso ao algoritmo.

Palavras-Chave PT-BR:

Neoplasias Cutâneas / Atenção Primária à Saúde / Diagnóstico / Encaminhamento e Consulta / Algoritmos / Aplicativos Móveis.