Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Análise bioética do ensino de musica no Brasil e seu impacto na sociedade

Autor:

Silva, Alanna Pires

Orientador:

Profa. Dra. Camila Claudiano Quina Pereira

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Bioética

Tipo de Trabalho:

Análise bioética do ensino de musica no Brasil e seu impacto na sociedade

Assunto:

Música Indústria cultural Bioética Educação Tese - Mestrado Mestrado em Bioética

Ano de Defesa:

2021

Biblioteca:

Unidade Central

Área de Concentração:

Mestrado em Bioética

Linha de Pesquisa:

Bioética, Ethos e Meio Ambiente

Resumo:

O presente trabalho tem o objetivo de refletir a respeito da importância do ensino da música nas escolas em uma perspectiva bioética. Música é uma manifestação artística presente em todas as sociedades, que resulta da combinação de sons e ritmos que seguem padrões pré-determinados e variáveis. É inegável sua relevância na formação cultural dos indivíduos, pois, uma vez que a música é capaz de despertar sensações e sentimentos, influência suas percepções, crenças e atitudes, constituindo elemento importante de sua identidade. Não diferente de outras modalidades artísticas, a música tornou-se também um bem de consumo, ocorrendo sua distribuição em massa pela indústria cultural conforme seus próprios padrões. Com a reconfiguração da indústria pelo surgimento de novas mídias em formato digital e de novos meios de divulgação, o consumidor tem mais possibilidades de escolhas musicais, e os artistas também tem maior facilidade para divulgar seus trabalhos, mas sua grande influência ainda persiste. Para analisar as questões, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a música, a indústria cultural, a bioética e o ensino de música no Brasil, utilizando o referencial teórico da Bioética da Intervenção, concluindo-se pela necessidade de avanços e reformulações quanto à inclusão da música no currículo escolar.

Palavras-Chave PT-BR:

Música, Indústria cultural, Bioética, Educação

Palavras-Chave EN:

Music, Cultural industry, Bioethics, Education