Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Plantando o alívio da dor: fitoterapia, ansiedade e cicatrização
Autor:
Gonçalves, Ana Cláudia Neves
Orientador:
Dra. Maria José Azevedo de Brito Rocha; Dr. José Dias da Silva Neto; Dr. Manoel Araújo Teixeira
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde
Tipo de Trabalho:
Plantando o alívio da dor: fitoterapia, ansiedade e cicatrização
Assunto:
Fitoterapia Transtornos de ansiedade Cicatrização Ferimentos e lesões Dor Atenção Primária à Saúde Tese - Mestrado Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde
Ano de Defesa:
2017
Biblioteca:
Unidade Central
Área de Concentração:
Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde
Linha de Pesquisa:
Gestão e Qualidade em Lesões Teciduais
Resumo:
Esta investigação teve por objetivo investigar a formação continuada de docentes da educação profissional em relação à integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em metodologias ativas, com base no ensino por competências e em possibilidades de inovação das práticas pedagógicas. Fundamentada em Zabala e Arnau (2014), Kenski (2015), Bacich e Moran (2018), Valente (2018), dentre outros, consiste em uma pesquisa qualitativa e exploratória, cuja proposta metodológica contempla um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo com quatorze docentes do ensino técnico profissional, nível médio, de uma instituição de ensino em uma cidade do sul de Minas Gerais. Como procedimentos, os docentes pesquisados participaram de um minicurso e um curso de formação na plataforma Microsoft Teams, envolvendo a integração das TDIC em metodologias ativas, por meio de realização de atividades práticas aplicáveis às aulas remotas. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicados dois questionários a esses participantes, visando conhecer suas concepções no que tange a essa integração das TDIC em metodologias ativas nas aulas dos cursos técnicos profissionalizantes, nesse momento de pandemia da Covid-19. Ainda foram solicitados aos pesquisados, relatórios sobre suas experiências no desenvolvimento das atividades, que foram planejadas por eles no curso, e aplicadas nas aulas com seus alunos. A análise dos dados coletados foi feita com o auxílio do software MaxQda, baseada em aspectos da análise de conteúdo de Bardin (2016) e fundamentada no aporte teórico apresentado. Os resultados mostram que os avanços tecnológicos, o contexto da cultura digital e as experiências vivenciadas pelos atores do processo educativo apontam para a necessidade de formação continuada dos docentes, (re) criação de diferenciados ambientes pedagógicos, reorganização da educação que perpasse pela (re) construção do currículo envolvendo docentes, equipe gestora e comunidade escolar, com atenção às especificidades apresentadas pelos estudantes, aspectos que exigem mudanças no âmbito educacional, inclusive na educação profissional.
Palavras-Chave PT-BR:
Fitoterapia, Transtornos de ansiedade, Cicatrização, Ferimentos e lesões, Dor, Atenção Primária à Saúde
Palavras-Chave EN:
Phytotherapy, Anxiety disorders, Healing, Wounds and injuries, Pain, Primary Health Care