Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Desenvolvimento de algoritmo e aplicativo para avaliação e plano de tratamento de feridas
Autor:
Cunha, João Batista da
Orientador:
Dr. Geraldo Magela Salomé
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde
Tipo de Trabalho:
Desenvolvimento de algoritmo e aplicativo para avaliação e plano de tratamento de feridas
Assunto:
Feridas Algoritmos Avaliação em enfermagem Cicatrização de feridas Curativos Software Tese - Mestrado Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde
Ano de Defesa:
2015
Biblioteca:
Unidade Central
Área de Concentração:
Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde
Linha de Pesquisa:
Padronização de Procedimentos e Inovações em Feridas
Resumo:
Esta investigação teve por objetivo investigar a formação continuada de docentes da educação profissional em relação à integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em metodologias ativas, com base no ensino por competências e em possibilidades de inovação das práticas pedagógicas. Fundamentada em Zabala e Arnau (2014), Kenski (2015), Bacich e Moran (2018), Valente (2018), dentre outros, consiste em uma pesquisa qualitativa e exploratória, cuja proposta metodológica contempla um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo com quatorze docentes do ensino técnico profissional, nível médio, de uma instituição de ensino em uma cidade do sul de Minas Gerais. Como procedimentos, os docentes pesquisados participaram de um minicurso e um curso de formação na plataforma Microsoft Teams, envolvendo a integração das TDIC em metodologias ativas, por meio de realização de atividades práticas aplicáveis às aulas remotas. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicados dois questionários a esses participantes, visando conhecer suas concepções no que tange a essa integração das TDIC em metodologias ativas nas aulas dos cursos técnicos profissionalizantes, nesse momento de pandemia da Covid-19. Ainda foram solicitados aos pesquisados, relatórios sobre suas experiências no desenvolvimento das atividades, que foram planejadas por eles no curso, e aplicadas nas aulas com seus alunos. A análise dos dados coletados foi feita com o auxílio do software MaxQda, baseada em aspectos da análise de conteúdo de Bardin (2016) e fundamentada no aporte teórico apresentado. Os resultados mostram que os avanços tecnológicos, o contexto da cultura digital e as experiências vivenciadas pelos atores do processo educativo apontam para a necessidade de formação continuada dos docentes, (re) criação de diferenciados ambientes pedagógicos, reorganização da educação que perpasse pela (re) construção do currículo envolvendo docentes, equipe gestora e comunidade escolar, com atenção às especificidades apresentadas pelos estudantes, aspectos que exigem mudanças no âmbito educacional, inclusive na educação profissional.
Palavras-Chave PT-BR:
Algoritmos, Avaliação em enfermagem, Cicatrização de feridas, Curativos. Software.
Palavras-Chave EN:
Algorithm, Evaluation, Wound healing, Dressings, Software