Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Manual educativo para cuidadores: estratégia para prevenção da úlcera por pressão
Autor:
Bueno, Eduardo Oliveira
Orientador:
Dra.Diba Maria Sebba Tosta de Souza;Dra.Maria José Azevedo de Brito Rocha;Dr.Geraldo Magela Salomé
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde
Tipo de Trabalho:
Manual educativo para cuidadores: estratégia para prevenção da úlcera por pressão
Assunto:
Úlcera por pressão Cuidadores Manual Conhecimento Manual Tese - Mestrado Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde
Ano de Defesa:
2015
Biblioteca:
Unidade Central
Área de Concentração:
Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde
Linha de Pesquisa:
Padronização de Procedimentos e Inovações em Feridas
Resumo:
Esta investigação teve por objetivo investigar a formação continuada de docentes da educação profissional em relação à integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em metodologias ativas, com base no ensino por competências e em possibilidades de inovação das práticas pedagógicas. Fundamentada em Zabala e Arnau (2014), Kenski (2015), Bacich e Moran (2018), Valente (2018), dentre outros, consiste em uma pesquisa qualitativa e exploratória, cuja proposta metodológica contempla um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo com quatorze docentes do ensino técnico profissional, nível médio, de uma instituição de ensino em uma cidade do sul de Minas Gerais. Como procedimentos, os docentes pesquisados participaram de um minicurso e um curso de formação na plataforma Microsoft Teams, envolvendo a integração das TDIC em metodologias ativas, por meio de realização de atividades práticas aplicáveis às aulas remotas. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicados dois questionários a esses participantes, visando conhecer suas concepções no que tange a essa integração das TDIC em metodologias ativas nas aulas dos cursos técnicos profissionalizantes, nesse momento de pandemia da Covid-19. Ainda foram solicitados aos pesquisados, relatórios sobre suas experiências no desenvolvimento das atividades, que foram planejadas por eles no curso, e aplicadas nas aulas com seus alunos. A análise dos dados coletados foi feita com o auxílio do software MaxQda, baseada em aspectos da análise de conteúdo de Bardin (2016) e fundamentada no aporte teórico apresentado. Os resultados mostram que os avanços tecnológicos, o contexto da cultura digital e as experiências vivenciadas pelos atores do processo educativo apontam para a necessidade de formação continuada dos docentes, (re) criação de diferenciados ambientes pedagógicos, reorganização da educação que perpasse pela (re) construção do currículo envolvendo docentes, equipe gestora e comunidade escolar, com atenção às especificidades apresentadas pelos estudantes, aspectos que exigem mudanças no âmbito educacional, inclusive na educação profissional.
Palavras-Chave PT-BR:
Úlcera por pressão. Cuidadores. Manual. Conhecimento. Prevenção
Palavras-Chave EN:
Pressure ulcer. Caregivers. Handbook. Knowledge. Prevention