Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

A autoavaliação institucional e sua contribuição para as tomadas de decisões democráticas

Autor:

Sousa, Thiago Elias de

Orientador:

Nelson Lambert de Andrade

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

A autoavaliação institucional e sua contribuição para as tomadas de decisões democráticas

Assunto:

SINAES. Avaliação institucional. Autoavaliação institucional. Etapas da autoavaliação. CPA

Ano de Defesa:

2021

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Políticas Públicas e Gestão

Resumo:

Esta dissertação de mestrado é proveniente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí. O tema de pesquisa é a autoavaliação institucional que foi instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior por meio da Lei nº 10.861/2004. O desenvolvimento desta pesquisa foi baseado na escrita de dois artigos científicos. O artigo 1 – A autoavaliação institucional e sua contribuição para as tomadas de decisões democráticas teve como objetivo analisar como os relatórios de autoavaliação do triênio 2015-2016-2017 contribuíram para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Este artigo foi escrito a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e do tipo descritiva. Os resultados obtidos demonstram que a gestão da instituição utiliza os relatórios de autoavaliação como instrumento de apoio às tomadas de decisões democráticas na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional e para a realização de ações acadêmico-administrativas de acordo com os apontamentos efetuados pela comunidade universitária na autoavaliação. No fim, conclui-se que existe gestão democrática no processo de autoavaliação institucional realizado pela Instituição de Educação Superior pesquisada. No artigo 2 – A autoavaliação institucional e suas etapas: um relato de experiência, o objetivo foi relatar de forma sucinta as etapas da autoavaliação institucional vivenciadas por um profissional da educação nomeado pela primeira vez para participar da Comissão Própria de Avaliação de uma Instituição de Educação Superior pública e multicampi. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, do tipo descritiva. O resultado desse relato comprova que a Instituição de Educação Superior seguiu toda a legislação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para a realização da autoavaliação institucional, contudo, foi detectada a falta de capacitação técnica aos membros da Comissão Própria de Avaliação e a falta de participação dos membros nomeados do segmento discente e sociedade civil organizada nas etapas da autoavaliação institucional. Conclui-se que a participação ativa e consciente da comunidade acadêmica na autoavaliação institucional seja o caminho possível identificado que a Instituição de Ensino Superior e a Comissão Própria de Avaliação possuem para desenvolver uma cultura de avaliação interna de qualidade conforme é proposto pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Palavras-Chave PT-BR:

1. SINAES. 2. Avaliação institucional. 3. Autoavaliação institucional. 4. Etapas da autoavaliação. 5. CPA.

Palavras-Chave EN:

Higher education. SIGNALS. Institutional assessment. Self-evaluation. CPA