Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Narrativa de uma docente da educação básica: da formação até a prática no período pandêmico da Covid-19

Autor:

GONZALEZ, Patrícia Daniele Tristão

Orientador:

Nelson Lambert de Andrade

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Narrativa de uma docente da educação básica: da formação até a prática no período pandêmico da Covid-19

Assunto:

Educação. 2. Docente. 3. Ensino remoto

Ano de Defesa:

2021

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Ensino, Linguagem e Formação Humana

Resumo:

A prática docente e seu papel fundamental na formação humana tem sido bastante valorizada com o advento da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). O trabalho tem o objetivo de narrar a trajetória educacional e profissional da pesquisadora por meio de um memorial, relatar as práticas docentes que contribuíram e contribuem para o sujeito educador como um dos atores de formação que proporcionaram a visibilidade ao aluno, bem como discutir sobre as práticas docentes que foram recorrentes neste período. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa de cunho biográfico e na metodologia das narrativas autobiográficas, considerando também todas as experiências discutidas, analisadas e refletidas, em que foi possível o desenvolvimento de novos aprendizados, o que favoreceu o autoconhecimento, colaborou para a autoformação e para a construção de uma nova visão e vivência da profissão. A narrativa parte da descrição de momentos da trajetória, interrogações sobre os lugares onde foram desenvolvidas as aprendizagens e a história de vida, emoldurando o indispensável para relatar experiências vividas e construídas por meio de aprendizagens ao longo do caminho, desde a alfabetização à educação superior. A narrativa se volta às experiências da formação e exercício da profissão docente, com foco na execução do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) na Rede de Educação Estadual de Minas Gerais, e as ferramentas digitais em um exercício de reconstrução e de compreensão de um contexto inédito imposto pelo isolamento social decorrente da pandemia. Assim, este texto é um modo de compartilhar o olhar da pesquisadora a partir da perspectiva que a torn

Palavras-Chave PT-BR:

Educação. 2. Docente. 3. Ensino remoto

Palavras-Chave EN:

Education. Teacher. Remote learning