Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Discursos do e sobre o cubismo: Picasso e Guernica

Autor:

MIRANDA, S. R.

Orientador:

Luiza Katia Castello Branco

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

Discursos do e sobre o cubismo: Picasso e Guernica

Assunto:

1. Análise de Discurso. 2. Arte. 3. Sujeito. 4. Imagem.

Ano de Defesa:

2020

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

Enquanto uma resposta ao real que demanda interpretação, a arte nas suas diversas manifestações e sentidos é um instigante objeto de análise. Analisá-la sob a perspectiva discursiva, além de permitir uma compreensão do funcionamento da linguagem imagética, torna possível dar visibilidade a esse processo discursivo em sua historicidade. Para tanto, trazemos do século XX, especificamente, o cubismo, como movimento de vanguarda artística, e Pablo Picasso, enquanto sujeito artista, eleito seu maior expoente, por nos inquietar o modo como evidências como essas - vanguarda(s) artística(s) e maior expoente - ganham sentido hegemônico no processo histórico-ideológico de produção de sentidos. Desse modo, para questionarmos, indagarmos e buscarmos compreender os diversos processos de produção de sentidos de e sobre arte, vanguarda e sujeito artista, apresentamos a forma material arte, ou seja, "a forma encarnada na história para produzir sentidos" (ORLANDI, 2015), a partir da perspectiva de variados dizeres sobre arte - acadêmicos, historiadores, especialistas, leitores. Além disso, trabalhando discursivamente com o conceito de efeito sujeito e posição sujeito, buscamos discutir o sujeito artista, no caso, Pablo Picasso, interrogando o modo como ele se constitui o maior representante cubista, o mais reconhecido. Para a análise da linguagem imagética pictórica, nos debruçamos sobre a descrição e a interpretação da materialidade pictórica de Guernica (1937). Para essa discussão, à luz da Análise de Discurso (PÊCHEUX; ORLANDI), consideramos a escrita e a constituição da pintura sob a dimensão polissêmica/parafrástica inscrita no interdiscurso e em condições de produção específicas, que a fazem significar como pintura, como cubista, como Guernica, como materialidade significante, enfim. Palavras-chave: Discurso. Arte. Sujeito. Cubismo. Pablo Picasso.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Análise de Discurso. 2. Arte. 3. Sujeito. 4. Imagem.

Palavras-Chave EN:

Discourse. Art. Subject. Cubism. Pablo Picasso.