Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Discursos do e sobre o cubismo: Picasso e Guernica
Autor:
MIRANDA, S. R.
Orientador:
Luiza Katia Castello Branco
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
Discursos do e sobre o cubismo: Picasso e Guernica
Assunto:
1. Análise de Discurso. 2. Arte. 3. Sujeito. 4. Imagem.
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Análise de discurso
Resumo:
Enquanto uma resposta ao real que demanda interpretação, a arte nas suas diversas manifestações e sentidos é um instigante objeto de análise. Analisá-la sob a perspectiva discursiva, além de permitir uma compreensão do funcionamento da linguagem imagética, torna possível dar visibilidade a esse processo discursivo em sua historicidade. Para tanto, trazemos do século XX, especificamente, o cubismo, como movimento de vanguarda artística, e Pablo Picasso, enquanto sujeito artista, eleito seu maior expoente, por nos inquietar o modo como evidências como essas - vanguarda(s) artística(s) e maior expoente - ganham sentido hegemônico no processo histórico-ideológico de produção de sentidos. Desse modo, para questionarmos, indagarmos e buscarmos compreender os diversos processos de produção de sentidos de e sobre arte, vanguarda e sujeito artista, apresentamos a forma material arte, ou seja, "a forma encarnada na história para produzir sentidos" (ORLANDI, 2015), a partir da perspectiva de variados dizeres sobre arte - acadêmicos, historiadores, especialistas, leitores. Além disso, trabalhando discursivamente com o conceito de efeito sujeito e posição sujeito, buscamos discutir o sujeito artista, no caso, Pablo Picasso, interrogando o modo como ele se constitui o maior representante cubista, o mais reconhecido. Para a análise da linguagem imagética pictórica, nos debruçamos sobre a descrição e a interpretação da materialidade pictórica de Guernica (1937). Para essa discussão, à luz da Análise de Discurso (PÊCHEUX; ORLANDI), consideramos a escrita e a constituição da pintura sob a dimensão polissêmica/parafrástica inscrita no interdiscurso e em condições de produção específicas, que a fazem significar como pintura, como cubista, como Guernica, como materialidade significante, enfim. Palavras-chave: Discurso. Arte. Sujeito. Cubismo. Pablo Picasso.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Análise de Discurso. 2. Arte. 3. Sujeito. 4. Imagem.
Palavras-Chave EN:
Discourse. Art. Subject. Cubism. Pablo Picasso.