Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
O movimento escola sem partido: silenciamento e litígio discursivo.
Autor:
Soares, Michele Correa Freitas
Orientador:
Luciana Nogueira
Titulação do Orientador:
Doutor
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
O movimento escola sem partido: silenciamento e litígio discursivo.
Assunto:
1. Escola sem partido. 2. Silenciamento. 3. Discurso. 4. Educação. 5. Litígio discursivo.
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Análise de discurso
Resumo:
Este trabalho, filiado à teoria da Análise de Discurso materialista (AD), tem como tema central as propostas contidas no Movimento Escola sem Partido (ESP), das quais analisamos o funcionamento do discurso, especificamente em relação ao modo como o professor é significado pelo movimento. Para isso, nosso arquivo é constituído por prints da página oficial do movimento ESP na internet (sua principal forma de divulgação) e por recortes do Projeto de Lei (PL) nº 867/2015, que propõe alterar artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O objetivo geral deste trabalho é compreender o processo de produção de sentidos do discurso do ESP, buscando dar visibilidade a como se formulam e circulam suas propostas, o modo como apontam para determinados grupos de professores. Como objetivos específicos tratamos de descrever e interpretar as formações imaginárias que o movimento projeta sobre os professores, alunos, pais e a escola, além de compreender como se dá o movimento de retomada de Paulo Freire, autor que o ESP, ao discutir e combater sua teoria, suas propostas para a Educação, elege como alvo a ser combatido, dando a ver um funcionamento discursivo que produz um inimigo. Através do dispositivo teórico e do dispositivo analítico constituído nesta pesquisa, pudemos compreender como se produz uma cena de embate entre as propostas do ESP contra grupos e classes de profissionais da educação que se opõem ao seu projeto, tratando-se, para nós, do funcionamento de um litígio discursivo próprio do discurso promovido pelo ESP. Conseguimos perceber, pelas análises, a forma como se criou uma imagem de oposição a determinados grupos de professores, e como em relação a esses grupos, o movimento conseguiu fazer circular suas ideias, voltadas para o discurso de ódio e o silenciamento. Foi possível também identificar um campo de tensões entre o que propõe o ESP e o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Constituição Federal. Concluímos que, mesmo sem a aprovação do PL, o discurso do ESP já produz efeitos de intimidação e silenciamento em muitas escolas do Brasil, tendo, assim, efeito de força de lei. Como parte das conclusões, trazemos algumas pontuações sobre a resistência ao ESP.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Escola sem partido. 2. Silenciamento. 3. Discurso. 4. Educação. 5. Litígio discursivo.
Palavras-Chave EN:
School without Party, silencing, speech, education, discursive litigation.