Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Sentidos de 'povo' e 'massa(s)' nos discursos de posse de Getúlio Vargas
Autor:
Silva, Alan Miranda
Orientador:
Luiza Katia A. Castello Branco
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
Sentidos de 'povo' e 'massa(s)' nos discursos de posse de Getúlio Vargas
Assunto:
1. Vargas, Getúlio, 1882-1954 – Discursos de Posse. 2. Enunciação (Linguística). 3. Sujeito (Análise do Discurso). 4. Brasil. Presidente (1930- 1945: Vargas). 5. Brasil. Presidente (1951-1954: Vargas).
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Análise de discurso
Resumo:
O trabalho em questão trata de compreender discursivamente o processo de produção de sentidos dos termos 'povo' e 'massa(s)' nos dois discursos de posse de Getúlio Vargas, presidente da República Federativa do Brasil em seus dois mandatos – entre os anos de 1930 a 1945, e no período de 1951 a 1954. Observar a historicidade desses dois momentos de posse permitiu compreender como a produção de uma discursividade passa a hegemonizar certos sentidos que, por sua vez, sustentam, buscam explicar e legitimar regimes ditos ou democrático ou ditatorial. Ao dar visibilidade aos termos 'povo' e 'massa(s)' em seu funcionamento discursivo, coloca-se em suspensão a produção de sentidos desses termos como a que os define enquanto o 'total dos cidadãos de uma nação', 'um todo indistinto'. Dessa forma, essa pesquisa busca observar e compreender como esses dois termos funcionam produzindo sentidos que levam, inclusive, a considerar como real a possibilidade de controle da direção de sentidos sobre o 'povo'/as 'massa(s)', apontando para a existência de fato de um objeto 'povo' e de um objeto 'massa(s)'. Sustenta este trabalho a teoria e o método da Análise do Discurso (Michel Pêcheux; Eni Orlandi) que concebe o interdiscurso como algo que constitui todos os discursos que aí se inscrevem materializando histórica e ideologicamente modos possíveis de relação social; assume a linguagem como constitutiva dos sujeitos, estes compreendidos como posições no discurso; considera como fundamental as condições de produção histórico-político-ideológicas em que esse sujeito enuncia, compreendendo assim que os dizeres significam diferentemente dependendo da posição na qual são formuladas. Assim, compreender os sentidos de 'povo' e 'massa(s)' nas sequências discursivas (SDs) analisadas permitiu dar visibilidade a como as discursividades ali materializadas apontaram, dentre outros, para efeitos de sentido de 'povo'/'massa(s)' como 'ficções demagógicas' (PÊCHEUX, 2011).
Palavras-Chave PT-BR:
1. Vargas, Getúlio, 1882-1954 – Discursos de Posse. 2. Enunciação (Linguística). 3. Sujeito (Análise do Discurso). 4. Brasil. Presidente (1930- 1945: Vargas). 5. Brasil. Presidente (1951-1954: Vargas).
Palavras-Chave EN:
meaning, people, mass(es), inauguration speech, Getulio Varga