Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

O funcionamento discursivo da palavra delação em capas de revistas entre 2009 e 2019

Autor:

OLIVAS, Marcos Antônio de.

Orientador:

Luiza Katia Andrade Castello Branco

Titulação do Orientador:

Doutor

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

O funcionamento discursivo da palavra delação em capas de revistas entre 2009 e 2019

Assunto:

1. Delação Premiada. 2.Análise de Discurso. 3.Ciência e Tecnologia. 4.Sujeito de Direito. 5.Capas de Revista. 6.Espetacularização Midiática.

Ano de Defesa:

2020

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem, Sociedade e suas tecnologias

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

No contexto midiático, o discurso jornalístico, ao noticiar um fato, apresenta-o como se fosse produzido por uma posição imparcial e destacado do senso comum. De nossa perspectiva, compreendemos esse discurso como lugar de (re)produção de evidências que se configura a partir de um processo semântico de construção da realidade social historicamente determinado. Acirra-se nesse processo o jogo entre o político (a divisão) e o ideológico (a unidade) que busca (re)direcionar o movimento de sentidos que indiciariam os contornos da realidade ali construída, produzindo, por isso, muitas vezes, a ilusão do consenso. Dessa forma, compreendemos o discurso midiático/discurso jornalístico como um palco de disputa pelo (poder) simbólico. O presente trabalho teve por objetivo compreender e analisar a palavra delação (discurso jornalístico/midiático) a partir do deslizamento em relação à palavra colaboração (discurso jurídico), as duas consideradas formas de designação legal de um procedimento jurídico, que passa a compor a metodologia de investigação de práticas criminosas no Brasil. Para isso, tomamos a palavra delação como fato discursivo – pensando seu funcionamento em uma dispersão de textos, considerando, portanto, sua constituição, formulação e circulação –, e a remetemos a um corpus específico, constituído por capas de duas revistas brasileiras, Veja e Carta Capital, no período de 2009-2019. Construímos para análise uma montagem discursiva materializada a partir de sete dessas capas. Nossa análise é sustentada no dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, alicerçado, sobretudo, nas produções de Michel Pêcheux e Eni Orlandi.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Delação Premiada. 2.Análise de Discurso. 3.Ciência e Tecnologia. 4.Sujeito de Direito. 5.Capas de Revista. 6.Espetacularização Midiática.

Palavras-Chave EN:

Plea Bargain Agreement. Discourse Analysis. Science and Technology. Subject of Right. Magazine Covers. Media Spectacularization.