Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
A produção de sentidos no discurso sobre a internacionalização do/no ensino superior no Brasil e sobre o papel da língua inglesa como meio de instrução
Autor:
Leite, Valéria Fonseca
Orientador:
Joelma Pereira de Faria Nogueira
Titulação do Orientador:
Doutor
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
A produção de sentidos no discurso sobre a internacionalização do/no ensino superior no Brasil e sobre o papel da língua inglesa como meio de instrução
Assunto:
1. Internacionalização. 2. Ensino superior. 3. Ensino em língua inglesa. 4. EMI. 5. Língua franca. 6. Análise de discurso.
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Língua e ensino
Linha de Pesquisa:
Análise de discurso
Resumo:
Este trabalho objetiva compreender o funcionamento de discursos que circulam a respeito da internacionalização do ensino superior e do papel do ensino em língua inglesa nesse processo. Tomou-se como corpus de pesquisa discursos produzidos em uma Instituição Federal de Ensino Superior, assim como alguns decretos de abrangência nacional e buscou-se compreender efeitos desses discursos utilizando-se como suporte teórico e analítico a Análise de Discurso de linha francesa, ou materialista, baseada nos estudos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Para constituir o corpus foram realizadas entrevistas nas quais nos interessam regularidades e dispersões e observamos como os sujeitos se filiam a uma formação discursiva da “internacionalização”, que também é uma formação discursiva do neoliberalismo, uma formação discursiva que valoriza as avaliações institucionais, que coloca o que se faz no Brasil em termos de pesquisa e ensino como inferior, cujo efeito de sentido ora é de buscar o que se encontra no exterior, ora é de mobilidade, mas uma mobilidade assimétrica, pois dá preferência ao “trazer” para o Brasil pessoas e conhecimento ao invés de uma troca entre iguais. Pelas marcas linguísticas, as formulações significam os sujeitos entrevistados se inscrevendo em formações discursivas e ideológicas que colocam no momento histórico atual, da geopolítica do conhecimento, a internacionalização no discurso da globalização, do interdiscurso do ensino que forma para o mercado de trabalho, da empregabilidade, da importância do intercâmbio, da mobilidade, do ranqueamento, da sobrevivência financeira de uma IES, da formação discursiva que admite que a língua inglesa, por ser língua franca, é constitutiva do processo de internacionalização e deve ser adotada como “língua de instrução”.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Internacionalização. 2. Ensino superior. 3. Ensino em língua inglesa. 4. EMI. 5. Língua franca. 6. Análise de discurso.
Palavras-Chave EN:
Discourse analysis. Internationalization. EMI. High education.