Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Seja marginal seja herói: do poético e do político na arte de Hélio Oiticica
Autor:
ANANIAS, Bruno César Castello
Orientador:
Atilio Catosso Salles
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
Seja marginal seja herói: do poético e do político na arte de Hélio Oiticica
Assunto:
1. Discurso. 2. Arte. 3. Poético. 4. Político. 5. Materialidade Significante
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Análise de discurso
Resumo:
Tendo por base os dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso, busca-se compreender nesta dissertação como se dá a formulação e o funcionamento do poema-bandeira “seja marginal seja herói” de Hélio Oiticica enquanto composição artística. O poema-bandeira “seja marginal seja herói” de 1968 foi formulado no período da Ditadura Civil-Militar no Brasil e se tornou símbolo de resistência política e cultural da época. Constituiu-se lema para a jovem classe artística brasileira que ebulia através de movimentos contraculturais e formulavam produções artísticas significadas como marginais. É considerado como a obra artístico-literária que inaugurou o movimento do Tropicalismo no país. Sabe-se que diferentes materialidades instauram diversos sentidos possíveis. É na interpretação e compreensão das diferentes materialidades significantes (LAGAZZI, 2017) que compõem a obra e a partir de nossa leitura, que compreenderemos os sentidos do fazer artístico/literário — ritual sujeito a falhas — capaz de movimentar sentidos e não sentidos, de ser e não ser ou, até mesmo, de ser, no possível, uma outra coisa. Neste percurso, ao considerarmos o funcionamento do discurso, procuramos ressignificar algumas noções que funcionam de distintas maneiras de acordo com a teoria na qual se inscrevem. Procuramos deslocá-las — muitas delas cristalizadas pelas teorias das artes e da literatura — num batimento entre teoria do discurso e outros ramos do saber científico a fim de compreendermos o funcionamento do objeto de análise a partir dessas considerações, sem abandonar a compreensão daquele que formula, ou seja, sua posição sujeito artista. A compreensão da composição artística, via discurso, se constitui, em nossa caminhada analítica, a partir de diferentes materialidades significantes (idem) que instauram o social e o político na contradição do jogo poético da língua e no funcionamento da rede de sentidos que escapam, fogem ou estão em fuga, fazendo do poema-bandeira de Oiticica um objeto ideológico em que a incompletude da linguagem e do sujeito, a equivocidade, a contradição e a memória discursiva compõem a interpretação e o próprio fazer artístico.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Discurso. 2. Arte. 3. Poético. 4. Político. 5. Materialidade Significante
Palavras-Chave EN:
1. Speech. 2. Art. 3. Poetic. 4. Political. 5. Significant Materiality.