Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Uma análise discursiva dos sentidos de leitura em documentos que regulamentam a biblioteca pública /

Autor:

Silva, Adriana Cardoso da

Orientador:

Joelma Pereira de Faria Nogueira

Titulação do Orientador:

Doutor

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

Uma análise discursiva dos sentidos de leitura em documentos que regulamentam a biblioteca pública /

Assunto:

1. Linguística. 2. Análise de Discurso. 3. Biblioteca Pública - Leitura e sentido

Ano de Defesa:

2020

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Análise de discurso

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

Sob a perspectiva da Análise do Discurso (AD) de tradição francesa, esta investigação analisa três excertos de documentos - um internacional e dois nacionais - que propõem diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). A partir da Constituição Federal de 1988, o Brasil regulamentou uma série de diplomas legais de promoção do livro e da leitura, com vistas a combater o analfabetismo e para sedimentar a contribuição do livro, da leitura e da literatura para o desenvolvimento cultural do país. Este cabedal normativo gira em torno da rede nacional de bibliotecas públicas e sua eficácia depende de três noções polêmicas: de “leitor”, de “leitura” e de “biblioteca pública”. Para discuti-las, examinaremos sob a ótica da AD, as missões-chave das bibliotecas públicas propostas pelo “Manifesto IFLA/UNESCO - 1994”; os objetivos do SNBP fixados no Decreto Presidencial nº 520/1992, que criou o sistema; e a “Proposta 3.10 da Política Nacional do Livro e da Leitura (PNLL)”, que em 2013 definiu como prioridade do Plano Nacional de Cultura a efetivação do PNLL. Investigaremos se os excertos compõem um interdiscurso, quais as suas características e como ele define o estado da arte das políticas públicas de promoção do livro e da leitura no Brasil. Esta pesquisa tem por objetivo identificar e analisar, através da Análise do Discurso, o sentido de leitura presentes nos documentos de caráter internacional e nacional, que propõem as diretrizes que regulamentam as bibliotecas públicas. A investigação analisa três excertos de documentos, sendo o Manifesto da IFLA/UNESCO, de caráter internacional e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e o Programa Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) de caráter nacional. Podemos observar que no corpus analisado do Manifesto da UNESCO resulta em uma formação discursiva criada para disciplinar internacionalmente as características e as finalidades das bibliotecas públicas. A UNESCO, como principal entidade internacional se posiciona em defesa das bibliotecas públicas. No manifesto, o substantivo “leitura” aparece em duas vezes. Uma delas para referir à alfabetização de crianças nas missões-chaves, no objetivo de inserir o “leitor” (crianças) como agente passivo de produção de sentido no imaginário da leitura. Na outra descrição, a inserção trata das instalações desejáveis, corretas para leitura e estudo, que propõe que a leitura seja uma prática singular e apenas bibliográfica. Como descrevemos na análise, com relação ao “leitor” o manifesto da UNESCO veda aos adultos a pertinência e até mesmo o reconhecimento da vida lúdica. Assim, a “imaginação” dos adultos figura, apenas como uma das formas possíveis de “desenvolvimento pessoal”. Com relação ao sistema SNBP, as concepções de “leitor” e “leitura” não são diferentes. De acordo com as análises dos objetivos fixados no decreto nº 520/1992 mostrou que adotam os mesmos princípios anotados no manifesto da UNESCO. No Brasil, verificamos que o estado, a partir da Constituição Federal de 1988, vem se comprometendo com as políticas públicas de livro e leitura de forma lenta e vacilante. O discurso do estado brasileiro não oferece razões para que o livro e a leitura estejam bem encaminhados no pais. A edição do Decreto Presidencial nº 9.930/2019, há poucos meses, corrobora com nosso ponto de vista e declara a emergência da produção de pesquisas científicas como esta crítica das bases sobre as quais estão assentadas as nossas políticas públicas nacionais de biblioteca, livro e leitura.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Linguística. 2. Análise de Discurso. 3. Biblioteca Pública - Leitura e sentido

Palavras-Chave EN:

Discourse Analysis. Reading. Documents. Public Library