Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Sentidos de gestor e de gestão em instituições públicas e privadas: aproximações e diferenciações

Autor:

Rennó, Aline de Fátima Chiaradia Valadão

Orientador:

Paula Chiaretti

Titulação do Orientador:

Doutor

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

Sentidos de gestor e de gestão em instituições públicas e privadas: aproximações e diferenciações

Assunto:

1. Gestão 2. Análise de Discurso 3.Instituição Pública e Privada 4. Gestor

Ano de Defesa:

2020

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Linguagem, conhecimento e suas tecnologias.

Resumo:

A presente pesquisa em Ciências da Linguagem teve como objetivo buscar compreender os efeitos de sentido de gestor e de gestão numa instituição pública e outra privada, a fim de compreender como esses sentidos se constituem e funcionam nesses dois espaços simbólicos. Por serem instituições diferentemente constituídas e com propósitos distintos, os efeitos de sentido do discurso de gestor e gestão poderiam apresentar alguma similaridade? A busca pelas aproximações e/ou diferenciações desses discursos nortearam o delineamento da pesquisa. Para tanto, foi constituído um corpus de pesquisa a partir de uma entrevista discursiva, páginas de internet do Governo Federal, além de questionários de Pesquisa de Clima Organizacional da instituição privada. As questões buscaram levar os entrevistados a formular sobre o que é gestão, as responsabilidades e o tempo na/da função e seus planos para a carreira. Também foi apresentado o conceito de administração, juntamente com uma sondagem dos sentidos de gestão e empreendedorismo ao longo da história. Sendo a administração um conjunto de conhecimentos que permite que um certo saber circule como legítimo, por meio acadêmico ou não, e seja reproduzido nas práticas do sujeito, faz-nos refletir sobre como esses conhecimentos têm contribuído para as relações do sujeito consigo mesmo e com a sociedade. As instituições apresentam uma grande representatividade e seus discursos acabam por forjar os indivíduos a partir da manipulação de sua subjetividade. Portanto, a forma pela qual a gestão é significada por aqueles que ocupam cargos hierárquicos é a contribuição de análise desta pesquisa. Conclui-se que o papel do gestor está intimamente ligado à responsabilidade para com seus “colaboradores” e/ou para com as tarefas e resultados a serem atingidos e que esse efeito de sentido estaria estreitamente correlacionado a práticas atuais neoliberais que produzem a ilusão de “sujeitos livres, responsáveis e autônomos”. Os discursos que circulam em nossa sociedade e especialmente nas instituições sobre: engajamento, sucesso, comprometimento, realização, competências, família e humanização acabam proporcionando uma culpabilização do “colaborador” pelo insucesso da instituição, já que ele se percebe sendo a própria instituição. Os sujeitos acabam por buscar as realizações pessoais dentro das instituições, estejam eles na posição de gestores ou não. Ainda temos, no setor de Recursos Humanos, num certo sentido, a parte prática da aplicação desses conjuntos de saberes da administração, pois, através de ferramentas e técnicas que foram apresentadas nesta tese, são fornecidos subsídios para que a instituição, através dos gestores e do uso de tecnologias em suas formas de gestão, dissemine sua ideologia e dê um novo significado às relações de trabalho.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Gestão 2. Análise de Discurso 3.Instituição Pública e Privada 4. Gestor

Palavras-Chave EN:

Management. Discourse Analysis. Public and Private Institution. Manager.