Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

O discurso sobre ensino de Língua Estrangeira: sentidos de Língua Inglesa na BNCC

Autor:

COSTA, Gilmara Helena Marins Silveira

Orientador:

Luiza Katia A. Castello Branco POUSO

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

O discurso sobre ensino de Língua Estrangeira: sentidos de Língua Inglesa na BNCC

Assunto:

1. Análise de Discurso. 2. Ensino. 3. Língua Inglesa. 4. BNCC

Ano de Defesa:

2021

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Língua e ensino

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

O objetivo principal deste trabalho é compreender a produção do processo discursivo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – sobre Língua Inglesa e seu funcionamento. Filiados aos pressupostos teóricos da Análise de Discurso (AD) francesa (Michel Pêcheux, na França; Eni Orlandi, no Brasil), e apoiados na História das Ideias Linguísticas (HIL), um projeto representado também por Eni Orlandi, aqui no Brasil, analisamos o discurso da BNCC sobre o modo como significa a língua inglesa, considerando as posições-sujeito que ali comparecem. Em especial, buscamos compreender a política de educação da BNCC – sobretudo em sua versão final – sobre língua inglesa como um discurso que produz sentidos no que tange ao ensino dessa língua, inscrevendo-a, por exemplo, em uma memória de “língua franca”. Para essa compreensão, partimos de um corpus constituído primariamente pelas três versões da BNCC e, secundariamente, pelas Leis de Diretrizes e Bases (LDB 4.024/61, LDB 5.692/71 e LDB 9.394/96) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs de 1998 – Ensino Fundamental e de 2000 – Ensino Médio). Compreendemos pelas análises o modo como a discursividade dessas políticas públicas de educação no que diz respeito ao ensino de língua estrangeira fazem reverberar, em suas práticas educacionais, um imaginário de língua estrangeira como se fosse um objeto “acessível e reproduzível”, nas/das escolas regulares de educação básica brasileiras para o mercado de trabalho, sem equívoco. Ou seja, como se não houvesse a imprevisibilidade do sentido e a possibilidade de ele sempre ser outro, visto que o equívoco permite isso, em relação àquilo que é proposto na/pela discursividade dos documentos analisados. Nossa filiação teórica permite-nos considerar a descontinuidade e a contradição, na produção de sentidos e na constituição de sujeitos, e ainda, sustentar que não há sujeito sem ideologia, nem ideologia sem sujeito.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Análise de Discurso. 2. Ensino. 3. Língua Inglesa. 4. BNCC

Palavras-Chave EN:

Discourse. Teaching. BNCC. English Language. Lingua franca.