Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Psicomotricidade relacional na construção das relações sociais de alunos com transtorno do espectro autista

Autor:

Jéssica Martins Pereira

Orientador:

Ronaldo Júlio Baganha.

Titulação do Orientador:

Dr.

Curso:

Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:

Dissertação

Assunto:

Psicomotricidade Relacional / Transtorno do Espectro Autista / Interação social.

Ano de Defesa:

2021

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

Educação, Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação.

Resumo:

A Psicomotricidade Relacional é uma abordagem que enfatiza o trabalho em grupo, os jogos espontâneos e a importância da comunicação corporal, sendo seu uso recomendado para o trabalho de portadores do transtorno do espectro autista (TEA). O TEA é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento, com comprometimento da comunicação, dos padrões de comportamento repetitivos e restritos e da interação social. A Educação Física escolar, além de estimular a prática de atividades físicas, possui como objetivo a formação integral do ser humano, sendo um excelente espaço para o uso da Psicomotricidade Relacional, a qual contribui com o desenvolvimento dos aspectos sociais de alunos com TEA. O objetivo do presente estudo foi avaliar o conhecimento dos professores de Educação Física em relação à Psicomotricidade Relacional e sua aplicação nas aulas de Educação Física com alunos com TEA. Os participantes responderam um questionário on-line, compartilhado nas redes sociais, contendo questões a respeito do seu conhecimento em relação à Psicomotricidade Relacional. Os resultados revelaram que há um número elevado de profissionais que não conhecem a Psicomotricidade Relacional, não se sentem preparados para trabalhar com alunos com TEA, além de não conhecerem suas particularidades. A aplicação da Psicomotricidade Relacional em alunos com TEA é uma importante prática pedagógica, contudo, apesar da relevância da abordagem, muitos professores de Educação Física não têm conhecimento sobre tal método, muito menos de como ele pode ser aplicado.

Palavras-Chave PT-BR:

Psicomotricidade Relacional / Transtorno do Espectro Autista / Interação social.