Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

DISCURSO E FOTOGRAFIA: espaço, sujeito, temporalidade

Autor:

TOLEDO, Taísa Mara.

Orientador:

Atilio Catosso Salles.

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

DISCURSO E FOTOGRAFIA: espaço, sujeito, temporalidade

Assunto:

1. Fotografia. 2. Materialidade discursiva. 3.Imagem. 4.Recorte Visual.

Ano de Defesa:

2021

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Resumo:

A partir dos pressupostos da teoria da Análise de Discurso de linha francesa, buscamos compreender, nesta dissertação, a fotografia como discurso, materialidade significante exposta a gestos de interpretação. Propomos um percurso que considera a historicidade de nosso objeto e os tempos em que a tecnologia poderia vir a causar um apagamento do sujeito. Ao considerarmos o funcionamento discursivo na/pela fotografia compreendemos espaço e tempo também ao nível do simbólico, uma vez que essas materialidades significantes (espaço e tempo) tomam corpo pela análise da fotografia. Assim compreendemos também que existe uma imbricação própria a materialidade da fotografia, a partir desses e de outras sítios constitutivos de significado. Lidamos com o visível, olhar, instante, composição e com aquilo que uma vez já visto irrompe no significar da discursividade fotográfica. Algumas especificidades da fotografia chamam a atenção e nos faz questionar se existiria uma compensação do tempo-espaço na/pela fotografia. Para responder essa e outras perguntas analisamos fotografias heterogêneas para falar de cada especificidade e são elas: duas fotografias de um acervo que ficou considerado o mais antigo sobre a Amazônia brasileira, outra do Fundo Documental sobre Michel Pêcheux, uma de um arquivo experimental, ou seja, produzida por mim para ser parte do corpus desse trabalho, uma fotografia de uma coreografia de Ohan Naharin e Jiří Kylián e outras que ao correr da leitura pode-se entender os motivos de estarem aqui. Ao longo de todo o texto levamos em consideração o sujeito do discurso na relação com a materialidade da fotografia, que para nós, suspende momentaneamente o tempo e compõe instantaneamente um espaço, abrindo lugar ao novo, rompendo com sentidos estabilizados. Do nosso ponto de vista, a fotografia junta espaço, sujeito e tempo(ralidade) e é sustentada por um já visto, sendo este um conceito, novo, forjado a partir do que é próprio ao nosso objeto.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Fotografia. 2. Materialidade discursiva. 3.Imagem. 4.Recorte Visual.

Palavras-Chave EN:

1. Photography. 2. Discursive materiality. 3. Image. 4.Visual clipping.