Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
SABERES DOCENTES E METODOLOGIAS DE ENSINO ATIVAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR POUSO ALEGRE-MG 2020
Autor:
COELHO, LUANA DE LIMA
Orientador:
Neide Pena
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
SABERES DOCENTES E METODOLOGIAS DE ENSINO ATIVAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR POUSO ALEGRE-MG 2020
Assunto:
Digital. Formação. Protagonismo. Tecnologia. Profissão
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
“Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação”
Resumo:
Esta pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação com o título “Saberes Docentes e Metodologias de Ensino Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior” tem como objeto de investigação os saberes necessários ao exercício da docência neste nível de ensino, tomando como aporte teórico Maurice Tardif e Clermont Gauthier e colaboradores. Adotou-se como recorte temporal o contexto das transformações sociais, culturais, políticas e econômicas que vêm ocorrendo a partir da década de 1990, em âmbito global e suas repercussões na educação. Buscou-se responder quais são os saberes necessários ao professor, na atualidade, para exercer a docência na educação superior e como as tecnologias digitais podem contribuir na implementação de metodologias de ensino ativas? Partindo da hipótese de que diversos são os saberes necessários ao exercício da docência, o objetivo central desta pesquisa foi identificar e analisar as contribuições que a utilização de metodologias de ensino ativas com tecnologias digitais pode proporcionar aos docentes no exercício de sua profissão para tornar as suas aulas mais eficazes e, aos discentes, possibilitar uma formação mais adequada às múltiplas exigências da sociedade atual. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa e a realização da pesquisa se deu por meio de um estudo bibliográfico, com revisão de literatura específica sobre saberes docentes e estudos relacionados às metodologias ativas e tecnologias digitais, além de um estudo de campo, do tipo survey, de caráter exploratório-descritivo. Os participantes da pesquisa foram alunos do curso de Administração, noturno. Os resultados desta pesquisa evidenciaram as possibilidades e contribuições das metodologias ativas e das tecnologias digitais, no conjunto de saberes, denominado por Tardif de “plural” e por Gauthier et al. “reservatório de saberes” para atender as diversas expectativas e necessidades dos alunos e da sociedade do século XXI, ao promover uma aprendizagem mais autônoma e colaborativa. O estudo permitiu refletir sobre a necessidade da dinâmica da sala de aula e os novos saberes necessários aos docentes além da inserção de novas metodologias de ensino, habilidades e atitudes com inserção de tecnologias digitais nos processos educativos na educação superior.
Palavras-Chave PT-BR:
Digital. Formação. Protagonismo. Tecnologia. Profissão
Palavras-Chave EN:
Digital. Training. Role. Technology. Occupation