Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Educação e política de expansão do IFSULDEMINAS: uma análise da carreira de técnico-administrativo em educação
Autor:
Ferreira, Cynthia Bueno.
Orientador:
Neide Pena.
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Educação e política de expansão do IFSULDEMINAS: uma análise da carreira de técnico-administrativo em educação
Assunto:
1. Educação. 2. Carreira. 3.Técnico-administrativo em Educação. 4. Capacitação. 5. Ensino profissionalizante
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
“Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação”
Resumo:
A presente dissertação, intitulada “Educação e Política de Expansão do IFSULDEMINAS: uma análise da carreira de Técnico-Administrativo em Educação”, orienta-se pelo seguinte questionamento: qual é a importância do trabalho executado pelos técnico-administrativos em educação na instituição de ensino e qual é a sua contribuição para a educação profissional? Objetiva-se com a pesquisa possibilitar a compreensão da importância do trabalho realizado pelos profissionais técnico-administrativos da instituição educacional, no Estudo de caso do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e como este trabalho reverbera na gestão dos serviços educacionais, especificamente, na docência e na estrutura educacional como um todo. Nessa direção, procurou-se descrever o trabalho executado pelos técnico-administrativos em educação a fim de evidenciar a importância e as contribuições das atividades realizadas por esses servidores para a qualidade dos resultados do trabalho educativo oferecido por esta instituição de ensino profissionalizante; analisar a política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional na região do Sul de Minas Gerais; levantar os benefícios do trabalho técnico-administrativo para o processo educativo e identificar como se dá a progressão de servidores técnico-administrativos do Instituto Federal do Sul de Minas e os incentivos à qualificação. A abordagem da pesquisa é qualitativa e a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental, com a utilização de um estudo de caso, que é o IFSULDEMINAS. Os resultados apresentados revelam por meio do histórico do IFSULDEMINAS, abordando-se primeiramente a trajetória dos Institutos Federais, que esta instituição, desde seu início, dedicou-se ao ensino profissionalizante e, atualmente, contando com cursos de nível superior, agrega ainda mais estudantes e reforça ainda mais a sua contribuição política e social na região e também nacionalmente. Neste trabalho foi delineado o desenvolvimento histórico do ensino profissionalizante no Brasil, bem como no âmbito do IFSULDEMINAS, e realizado um estudo descritivo sobre o trabalho dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), além de explorar as legislações que regem a carreira desses profissionais, que são servidores no IFSULDEMINAS, e os programas de incentivo à capacitação e à qualificação.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Educação. 2. Carreira. 3.Técnico-administrativo em Educação. 4. Capacitação. 5. Ensino profissionalizante
Palavras-Chave EN:
Career. Technical-administrative in Education. Training. Vocational Education.