Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Estudo correlacional entre processos cognitivos e habilidades sociais em crianças em situação de vulnerabilidade
Autor:
MARTINS, Sendy Christine Pinheiro.
Orientador:
Lariana de Paula Pinto
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Estudo correlacional entre processos cognitivos e habilidades sociais em crianças em situação de vulnerabilidade
Assunto:
1. Processos cognitivos. 2. Competências acadêmicas. 3. Habilidades sociais. 4. Crianças. 5. Vulnerabilidade
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Ensino, Aprendizagem e Avaliação
Resumo:
O presente estudo apresenta correlações entre competências acadêmicas e habilidades sociais evidenciadas em 50 escolares da rede pública de 6 a 13 anos (M=9,14; DP=2,01) inseridos em ambientes vulneráveis, moradores do interior de Minas Gerais. As competências acadêmicas foram mensuradas por meio do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e as habilidades sociais pelo Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competências Acadêmicas para Crianças (SSRS). Os resultados evidenciaram correlações positivas e significativas entre a habilidade social de Responsabilidade e competências de escrita, aritmética e desempenho acadêmico geral. Também se verificou correlação semelhante entre a habilidade social de Assertividade e as competências de leitura, escrita e desempenho acadêmico geral. Os resultados e estudos mostram que o repertório de habilidades sociais em crianças pode estar atenuado no processo de aprendizagem e programas de desenvolvimento de habilidades sociais na infância podem ser realizados como preventivos de problemas de aprendizagem e comportamento.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Processos cognitivos. 2. Competências acadêmicas. 3. Habilidades sociais. 4. Crianças. 5. Vulnerabilidade
Palavras-Chave EN:
Social skills, Academic skills, Children, Vulnerability.