Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Estudo correlacional entre processos cognitivos e habilidades sociais em crianças em situação de vulnerabilidade

Autor:

MARTINS, Sendy Christine Pinheiro.

Orientador:

Lariana de Paula Pinto

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Estudo correlacional entre processos cognitivos e habilidades sociais em crianças em situação de vulnerabilidade

Assunto:

1. Processos cognitivos. 2. Competências acadêmicas. 3. Habilidades sociais. 4. Crianças. 5. Vulnerabilidade

Ano de Defesa:

2020

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Resumo:

O presente estudo apresenta correlações entre competências acadêmicas e habilidades sociais evidenciadas em 50 escolares da rede pública de 6 a 13 anos (M=9,14; DP=2,01) inseridos em ambientes vulneráveis, moradores do interior de Minas Gerais. As competências acadêmicas foram mensuradas por meio do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e as habilidades sociais pelo Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competências Acadêmicas para Crianças (SSRS). Os resultados evidenciaram correlações positivas e significativas entre a habilidade social de Responsabilidade e competências de escrita, aritmética e desempenho acadêmico geral. Também se verificou correlação semelhante entre a habilidade social de Assertividade e as competências de leitura, escrita e desempenho acadêmico geral. Os resultados e estudos mostram que o repertório de habilidades sociais em crianças pode estar atenuado no processo de aprendizagem e programas de desenvolvimento de habilidades sociais na infância podem ser realizados como preventivos de problemas de aprendizagem e comportamento.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Processos cognitivos. 2. Competências acadêmicas. 3. Habilidades sociais. 4. Crianças. 5. Vulnerabilidade

Palavras-Chave EN:

Social skills, Academic skills, Children, Vulnerability.