Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Percepção dos professores sobre a utilização de suas competências: princípios da UNESCO e de Perrenoud

Autor:

MADURO, Bárbara Marianne

Orientador:

Ronaldo Júlio Baganha

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Percepção dos professores sobre a utilização de suas competências: princípios da UNESCO e de Perrenoud

Assunto:

1.Professor 2. Educação 3.Práticas docente.

Ano de Defesa:

2020

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Resumo:

Segundo os quatro pilares da UNESCO (1996) para a educação no século XXI, descritos no relatório “Um tesouro a descobrir”, o professor tem o papel essencial na educação, trabalhando com valores, atitudes e competências com relação aos fundamentos teóricos e práticos do campo educativo. Ao encontro com as considerações da UNESCO, destaca-se Perrenoud (2014), o qual defende 10 competências do ofício do professor, àquelas que servem de orientação para as formações iniciais e contínuas, contribuindo para a luta contra o fracasso escolar, desenvolvendo a cidadania e enfatizando a prática reflexiva do professor. O objetivo desta pesquisa baseia-se na verificação e análise das competências docentes utilizadas pelos professores de 3 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que lecionam na modalidade do ensino médio integrado (EMI). Participaram desta pesquisa 62 docentes, os quais responderam a um Questionário sobre a Percepção de Competências Docentes (QPCD) enviados via Googleforms para o e-mail institucional dos docentes, contendo 47 questões e possuindo respostas do tipo Likert, com 5 escalas. Os resultados revelaram que as competências mais executadas pelos participantes desta pesquisa referem-se aos eixos: professor reflexivo, estratégias de ensino, novas tecnologias, conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação e relação professor-aluno. Os eixos descritos como interdisciplinaridade, envolvimento dos alunos e participação na administração escolar, também são praticados constantemente pela maioria dos docentes. No entanto, fica evidente que as competências relacionadas à família do aluno e à formação continuada dos professores necessitam ser mais realizadas no âmbito escolar, já que os dados indicaram pouca participação dos docentes nessas questões. Assim pode-se analisar por meio desta pesquisa, que os professores não possuem o hábito de estabelecer pontes entre os alunos e seus familiares, além de evidenciar o número significativo de docentes que não participam de cursos de atualização científica. Considera-se que a educação está em constante mudanças, e que o ofício do professor percorre o mesmo caminho; assim as competências docentes e os 4 pilares para a educação propostos pela UNESCO e Perrenoud, devem ser constantemente estudados, a fim de servirem como um guia de orientação àqueles que procuram compreender os caminhos da profissão docente e uma educação de qualidade e integral.

Palavras-Chave PT-BR:

1.Professor 2. Educação 3.Práticas docente.

Palavras-Chave EN:

Teacher, Education, Teaching practices