Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Percepção de Contadores do IFSULDEMINAS sobre Educação Contábil e suas Aplicações na Gestão Pública
Autor:
PIMENTEL, Elizângela Maria Costa Pimentel.
Orientador:
Nelson Lambert de Andrade
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Percepção de Contadores do IFSULDEMINAS sobre Educação Contábil e suas Aplicações na Gestão Pública
Assunto:
1. Convergência. 2. Currículo. 3. Educação
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
“Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação”
Resumo:
Esta pesquisa objetivou identificar informações que caracterizam o ensino do componente curricular Contabilidade Aplicada ao Setor Público, com a finalidade de avaliar como essa área do conhecimento é apresentada no curso de Ciências Contábeis e em que aspectos o perfil e as expectativas dos estudantes se relacionam com as propostas pedagógicas dos cursos investigados. Partiu-se da hipótese de que o componente curricular Contabilidade Aplicada ao Setor Público, mesmo sendo uma área de fundamental importância e responsabilidade, ainda carece de um acompanhamento efetivo pelas Instituições de Ensino Superior (IES) no que tange às mudanças dos padrões internacionais e em sua regulamentação. Desta forma, foram coletados dados referentes à percepção dos contadores do IFSULDEMINAS, bacharéis graduados em IES, particularmente do Sul de Minas Gerais, sobre as implicações no ensino superior de Ciências Contábeis, devido ao processo de convergência das normas e práticas brasileiras às internacionais. O presente estudo se caracterizou em pesquisa exploratória, iniciado com um levantamento bibliográfico e documental. Posteriormente, iniciou-se um levantamento por meio de questionário aplicado aos contadores já mencionados. Quanto à pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se conceituar a Contabilidade Pública, em seu enunciado e embasamento nos diversos dispositivos legais que regulam o setor público. Para efetivar a coleta de dados, foi aplicado um questionário com questões estruturadas, por meio da plataforma Google Forms, aos contadores do IFSULDEMINAS no ano de 2020, no qual buscou-se a investigação do grau de atualização da ementa do componente curricular CASP. Tudo de acordo com o que estabelece a Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em respeito à dignidade do ser humano e proteção aos participantes da pesquisa. Finalmente, foi de suma importância recorrer ao histórico da educação profissional brasileira, o que possibilitou entender os motivos do surgimento e da evolução do ensino comercial no Brasil, sendo alcançada uma compreensão melhor do surgimento das exigências curriculares promovidas pelo Ministério da Educação que aprimorou a formação do profissional contábil. Confirmou-se, consequentemente, a necessidade de uma reorientação curricular no que se refere à quantidade de horas oferecidas, bem como, ao conteúdo curricular constante do ementário pesquisado, na maioria das IES.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Convergência. 2. Currículo. 3. Educação
Palavras-Chave EN:
Accounting sciences. Convergence. Resume. Education. Training. Harmonization.