Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Adaptação e permanência dos estudantes cotistas e não cotistas: aspectos psicossociais
Autor:
PROSPERI, Keri Ribeiro
Orientador:
Maria Inês Bustamante
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Adaptação e permanência dos estudantes cotistas e não cotistas: aspectos psicossociais
Assunto:
. Adaptação Acadêmica. 2. Estudantes Cotistas. 3. Aspectos Psicossociais.
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Ensino, Aprendizagem e Avaliação
Resumo:
Este estudo teve por objetivo conhecer os aspectos psicossociais que impactam no processo de adaptação e permanência dos estudantes cotistas e não cotistas na universidade. A pesquisa fundamentou-se em autores que discutem as temáticas da adaptação e permanência à luz das políticas públicas de acesso e democratização do ensino superior. Em relação aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa de campo, que contemplou métodos mistos, de natureza exploratória. Para tal, foram aplicados um questionário sociodemográfico e um Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r), em versão reduzida, tendo como participantes quarenta e nove estudantes, maiores de 18 anos, devidamente matriculados e frequentes nos dois primeiros anos dos cursos de Ciências Sociais - Bacharelado, Nutrição e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) de uma instituição federal de Ensino Superior no Sul de Minas Gerais, ingressantes entre os anos de 2019 e 2020. Os dados coletados foram reunidos, analisados e interpretados à luz das teorias estudadas sobre o tema, e os resultados apontaram que, ao longo do percurso acadêmico, os estudantes percebem seu amadurecimento e crescimento pessoal, o que, segundo a literatura, os torna mais críticos e capazes de atribuir significado às suas experiências acadêmicas. Assim, é possível afirmar que a passagem pelo ensino superior oferece oportunidades de desenvolvimento cognitivo, psicológico e cultural, os quais são compreendidos como parte do processo de amadurecimento pessoal. Já as mudanças de ordem psicossocial, são percebidas no tocante a valores, atitudes e nos relacionamentos intra e interpessoais. Entretanto, para que essa maturidade proporcionada pela vivência universitária se estabeleça de fato, as características pessoais dos estudantes devem ser combinadas com os fatores ambientais, os quais estão relacionados à cultura institucional e às práticas pedagógicas, que devem considerar a formação em seus vários aspectos. Ademais, foi possível constatar que não há diferenças significativas no processo de adaptação dos estudantes cotistas e não cotistas no ensino superior.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Adaptação Acadêmica. 2. Estudantes Cotistas. 3. Aspectos Psicossociais.
Palavras-Chave EN:
Academic adaptation. Quota students. Psychosocial aspects.