Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Tecnologias digitais em aulas do curso de direito: desafios e possibilidades
Autor:
MAXIMIANO, Leidiane de Oliveira.
Orientador:
Rosimeire Aparecida Soares Borges
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Tecnologias digitais em aulas do curso de direito: desafios e possibilidades
Assunto:
1. TDIC. 2. Ensino superior. 3. Curso de Direito. 4. Ensino jurídico. 5. Metodologias Ativas.
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
“Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação”
Resumo:
Este estudo teve por objetivo investigar o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em metodologias ativas de ensino nas aulas do curso de Direito e suas contribuições no sentido de estreitar a distância entre a formação dos bacharéis em Direito e as exigências do mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória fundamentada teoricamente em Mercado (2016), Hogemann (2018), Marques (2010), entre outros. Como procedimentos metodológicos, realizou uma pesquisa de campo em um curso de Direito de uma instituição de ensino superior (IES), localizada em uma cidade do Sul de Minas Gerais e uma análise documental considerando como fontes as Diretrizes Curriculares Nacionais para esse curso, o Plano de Desenvolvimento Institucional da instituição pesquisada, o Projeto Pedagógico do Curso e ainda os planos de ensino de disciplinas relacionadas a práticas jurídicas oferecidas nesse curso. A coleta de dados foi feita com a aplicação de questionários a alunos e docentes desse curso. Foi realizado também um minicurso online para alunos escolhidos por amostragem daqueles que responderam ao questionário. Os dados coletados foram analisados à luz das teorias estudadas sobre o tema, com base na análise de conteúdo de Bardin (2016) e com o auxílio do software MAxQda. Como resultados das análises, observou-se que o curso pesquisado do ponto de vista dos currículos está se adequando à essa integração das TDIC nas aulas e atividades do curso, o que de certa forma foi confirmado pelos pesquisados que, em sua maioria, consideraram que o uso de TDIC favorece o processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais interativas e proporcionando aos alunos um contato já na formação inicial com atividades do mercado de trabalho que integram essas tecnologias. No entanto, há indícios nessas percepções que esses usos das TDIC nas aulas do curso de Direito pesquisado são ainda bem recentes, e foram impulsionados pela pandemia da Covid-19, quando as aulas passaram a ser remotas. Entretanto, pode-se dizer que é sempre tempo de recomeçar e inovar, e que este estudo mostra, como caminho para o estreitamento da distância entre a formação do bacharel e as exigências do mercado de trabalho no campo jurídico, a necessidade de formação continuada dos docentes desse curso para o uso constante dessas tecnologias em aulas que sejam uma extensão da realidade, proporcionem aos alunos do curso de Direito a integração de estudos teóricos e práticos, para que assim se constituam em profissionais com uma formação mais abrangente, que possam utilizar com autonomia as TDIC no exercício profissional nessa área para o exercício da ética e da cidadania.
Palavras-Chave PT-BR:
1. TDIC. 2. Ensino superior. 3. Curso de Direito. 4. Ensino jurídico. 5. Metodologias Ativas.
Palavras-Chave EN:
TDIC. Higher education. Law Course. Legal education. Active Methodologies.