Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Metodologias ativas e a motivação para aprender na percepção docente: antes e durante a pandemia de Covid-19

Autor:

RIBEIRO, Daniela Cláudia Cardoso.

Orientador:

Maria Inês Bustamante

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Metodologias ativas e a motivação para aprender na percepção docente: antes e durante a pandemia de Covid-19

Assunto:

1. Metodologias ativas. 2. Motivação para aprender. 3. Pandemia

Ano de Defesa:

2020

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:

Um dos desafios da educação na contemporaneidade é desenvolver práticas pedagógicas que despertem o interesse dos estudantes para que sejam autodeterminados e motivados para aprender com maior investimento de esforço na realização de atividades escolares. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo comparar a percepção dos professores quanto ao uso de metodologias ativas e o nível de motivação para aprender dos alunos antes e durante a pandemia de Covid-19. A pesquisa fundamentou-se nas teorias da psicologia cognitivista que abordam a variável motivação para aprender, e nas teorias da educação, com ênfase no uso de metodologias ativas no contexto escolar. Em relação aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa de campo, de abordagem quali-quantitativa, e de caráter descritivo. Para tal, 26 professores de uma escola estadual no Sul de Minas Gerais, responderam a um questionário sociodemográfico e um questionário em escala likert sobre a frequência de uso de metodologias ativas, tradicionais e atividades intermediárias, ou seja, práticas pedagógicas transitórias entre conservadoras e ativas utilizadas em aulas presenciais e remotas, e a percepção dos professores em relação ao nível de motivação para aprender dos alunos. Os dados coletados foram analisados e interpretados à luz da Teoria da Autodeterminação e Teoria de Metas de Realização e os resultados apontaram que, na percepção dos professores, o uso de metodologias ativas e intermediárias proporciona maior motivação para aprender em comparação às metodologias tradicionais. Entretanto, as práticas pedagógicas alicerçadas em um paradigma conservador são utilizadas com mais frequência. Em comparação com o período pandêmico, nota-se considerável queda na motivação para aprender dos estudantes. Assim, é possível afirmar que as metodologias ativas promovem motivação para aprender e constatou-se a existência de pontos convergentes entre as linhas de estudo sobre motivação e metodologias ativas por apresentarem potencial formador da postura autodeterminada dos estudantes. Foi também identificado que os fatores externos provenientes do isolamento social podem interferir no nível de motivação para aprender, permitindo reflexões sobre a função do professor na articulação das estratégias pedagógicas, criação de atividades motivadoras, e no desenvolvimento de competências socioemocionais. Entretanto, as limitações da pesquisa e a complexidade de entendimento do comportamento humano e da interferência do meio social não permitem fechar conclusões sobre as diversas variáveis, mas sim levantar hipóteses e discussões, propondo estudos complementares, considerando a percepção do estudante em relação a sua motivação para aprender.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Metodologias ativas. 2. Motivação para aprender. 3. Pandemia

Palavras-Chave EN:

Active methodologies. Teaching methodologies. Motivation to learn. Covid-19 pandemic.