Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Formação docente para alfabetização de crianças do ensino fundamental- anos iniciais: tecnologias digitais e aulas remotas

Autor:
Jéssica Aparecida Teixeira Santos

Orientador:
Rosimeire Aparecida Soares Borges.

Titulação do Orientador:
Dra.

Curso:
Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:
Dissertação

Assunto:
Formação Docente / Alfabetização / TDIC / Aulas remotas.

Ano de Defesa:
2022

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Educação, Conhecimento e Sociedade.

Linha de Pesquisa:
Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos.

Resumo:
SANTOS, Jéssica Aparecida Teixeira. Formação Docente para Alfabetização de crianças do ensino fundamental-anos iniciais: tecnologias digitais e aulas remotas. 2021. 128f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, Minas Gerais, 2022. Este estudo teve por objetivo investigar e compreender a formação docente para a integração das TDIC em aulas remotas e as contribuições dessas tecnologias no período de alfabetização de crianças em escolas regulares. Foi fundamentada teoricamente em Soares (2000), Kenski (2015), Valente (2019), dentre outros estudos. Esta pesquisa é qualitativa, exploratória e colaborativa e como percurso metodológico, compreendeu um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo com profissionais da educação de uma Rede Municipal de Educação, localizada em uma cidade do sul de Minas Gerais, especificamente docentes que atuam no ensino fundamental-anos iniciais. Pode-se depreender que em relação à necessidade de formação docente, ficou evidente que os professores pesquisados não estavam preparados para enfrentar os desafios e dificuldades várias que surgiram com as aulas remotas. No entanto, percebem que as TDIC integradas ao processo de alfabetização podem contribuir para a dinamicidade das aulas, o interesse e a motivação dos alunos, a participação e a interação e a construção da aprendizagem. No entanto, ficou evidente que há muitas dificuldades, essencialmente dos alunos, em relação ao acesso às TDIC e à uma internet estável, o que demanda políticas públicas atentas aos direitos de todos por uma educação de qualidade. Vislumbra-se que as TDIC podem contribuir para um modelo de educação híbrida, em que todos os alunos possam realizar, além das atividades presenciais, outros tipos de atividades de forma remota, colaborativa e compartilhada, complementando as aprendizagens de diferenciadas formas e em diferenciados tempos e espaços, para que tenham, além de conhecimentos cognitivos, o domínio de conhecimentos variados que abranjam valores de vida e de humanidade, uma autonomia para tempos futuros.

Palavras-Chave PT-BR:
Formação Docente / Alfabetização / TDIC / Aulas remotas.