Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Tecnologias digitais em aulas de química no ensino médio

Autor:

SILVA, Leandro Alberto da.

Orientador:

Rosimeire Aparecida Soares Borges.

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Tecnologias digitais em aulas de química no ensino médio

Assunto:

1. Tecnologias Digitais. 2. Ensino Médio. 3. Ensino de Química

Ano de Defesa:

2020

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

“Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação”

Resumo:

Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo investigar possibilidades para o ensino de Química no ensino médio, a partir do uso de tecnologias e ferramentas digitais. Em meio a uma realidade onde as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) se encontram cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, diversos estudos têm chamado atenção para a importância de se trazer tais recursos para o ambiente escolar, alinhando-o à demanda da sociedade por inclusão digital. Diante disso, foram selecionadas dez dissertações de mestrado acadêmico e dez artigos publicados em periódicos científicos, nos últimos cinco anos, que abordaram o uso de softwares, aplicativos e outras ferramentas digitais em sala de aula. Para empreender esta busca, foram utilizadas as bases de dados da Plataforma CAPES, do Google Acadêmico e do portal de periódicos científicos Scielo, inserindo palavras-chave que remetessem ao ensino de química com uso de TDIC. Posteriormente, através de pesquisa bibliográfica e análise do conteúdo destes artigos e dissertações, os resultados mostraram que que há potencial para a exploração das TDIC nas aulas de química, especialmente por se tratar de uma disciplina baseada em conceitos e suas aplicações experimentais. Ou seja, a Química oferece um amplo espaço para dialogar com tecnologias digitais. Os trabalhos selecionados apontam que é possível ensinar diversos conteúdos da disciplina de maneira interativa e inclusiva, em todos os anos do ensino médio. Diante desses resultados encontrados, conclui-se que há ganho significativo, para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (professor e aluno), quando as TDIC são empregadas, mediante planejamento e estudo prévio do professor. Houve trabalhos que não chegaram a testar os aplicativos e softwares, mas revelaram que há ainda muito o que ser desenvolvido com ferramentas tecnológicas digitais. Nesse sentido, espera-se que essa dissertação contribua para o debate acerca da importância de se trazer a cibercultura para a sala de aula, alinhando a escola, cada vez mais, às tendências e características da contemporaneidade.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Tecnologias Digitais. 2. Ensino Médio. 3. Ensino de Química

Palavras-Chave EN:

Digital Technologies. High school. Chemistry teaching