Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
A gestão educacional e o sistema de identificação e notificação de violência contra crianças e adolescentes
Autor:
ASSIS, Zania Mara Nunes De.
Orientador:
Rosimeire Aparecida Soares Borges
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
A gestão educacional e o sistema de identificação e notificação de violência contra crianças e adolescentes
Assunto:
1. Adolescente. 2. Criança. 3. Informatização da Gestão Educacional. 4. Notificação. 5. Violência. I
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
“Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação”
Resumo:
As escolas possuem tarefas sociais que implicam em meios operacionais com a criação e desenvolvimento de uma estrutura organizacional de gestão para as tomadas de decisões, visto que possuem a incumbência de analisar, articular e contextualizar cada situação, atividade e ocorrência no cotidiano escolar. Nesse contexto, a necessidade do uso efetivo das tecnologias digitais no cotidiano da escola de maneira que possa provocar mudanças nas ações desempenhadas pelos gestores educacionais em uma escola que tenha uma postura proativa, empreendedora e autônoma. Considerando esses pressupostos, o objetivo do estudo aqui apresentado é investigar o uso de um sistema informatizado para otimizar as funções da gestão escolar, mais especificamente, em relação à identificação e notificação de situações de violência envolvendo os alunos. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, qualitativa e exploratória fundamentado em teóricos como Lück (2009); Libânio (2015); Ikeshoji e Terçariol (2015), dentre outros, que contou com uma pesquisa de campo com gestores educacionais, representantes da secretaria de educação municipal e conselheiros tutelares sobre suas percepções em relação ao protótipo de um sistema informatizado voltado para auxiliar gestores escolares a otimizar o processo de identificação e notificação de situações de violência contra crianças e adolescentes e envio ao Conselho Tutelar. Essa pesquisa de campo foi feita em três fases, sendo que na primeira fase, com base na literatura vigente e em estudos correlatos, foi construído um instrumento de identificação e notificação de violência contra crianças e adolescentes (IINVICCA), o qual teve seus itens avaliados por profissionais da área de Direito, Serviço Social e Psicologia em relação à sua adequação, com apontamentos de sugestões que foram acatadas para a melhoria desse instrumento. Na segunda fase, realizou-se um levantamento e avaliação, por um especialista de software, de requisitos para o desenvolvimento do protótipo do sistema informatizado proposto, Gestão Escolar- Sistema de identificação e notificação de violências contra crianças e adolescentes (GE-Sinvicca) e posteriormente esses requisitos foram encaminhados ao profissional especialista para seu desenvolvimento e implementação. Na terceira fase, esse protótipo foi avaliado por meio de testes de usabilidade por seus usuários finais. Os resultados desta investigação contribuíram para o campo de pesquisa na área da gestão escolar evidenciando que o uso deste sistema se mostrou aos usuários como a melhor forma de identificar e notificar violência percebida no ambiente escolar comparado ao modo manual. Desta maneira, o GE-Sinvicca pode contribuir com a otimização das funções da gestão educacional na identificação e notificação de violências contra crianças e adolescentes percebidas no ambiente escolar e possibilitar que a escola cumpra seu papel com agilidade, eficiência e sigilo das informações na rede protetiva.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Adolescente. 2. Criança. 3. Informatização da Gestão Educacional. 4. Notificação. 5. Violência.
Palavras-Chave EN:
Teenager. Child. Computerization of Educational Management. Notification. Violence.