Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
O perfil do Docente dos cursos de Educação Física e seus desafios na formação discente
Autor:
PEREIRA, Rodrigo da Silva
Orientador:
Ronaldo Júlio Baganha
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
O perfil do Docente dos cursos de Educação Física e seus desafios na formação discente
Assunto:
Descritores: 1. Perfil Docente. 2. Educação superior. 3. Profissional da Educação Física. 4. Desafios na Formação Discente.
Ano de Defesa:
2019
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente
Resumo:
O número de Instituições de Ensino Superior (IES) aumentou bastante nos últimos anos e, com isso, surgiu a necessidade de regulamentar a qualificação mínima dos docentes do nível superior. O objetivo do presente estudo foi avaliar e qualificar a formação dos professores dos cursos de Educação Física de IES particulares da região Sul do estado de Minas Gerais. A metodologia utilizada foi a partir de pesquisa bibliográfica sistematizada, o que perpassou a realização de análises em sites de dez IES para o levantamento dos docentes dos cursos de Educação Física, porém em apenas seis IES pesquisadas possuíam em seus sites os respectivos dados. Após levantamento dos docentes, buscou-se na base de dados dos currículos Lattes, a formação para levantamento da titulação máxima. Os resultados do presente estudo apresentam que existe um percentual baixo de doutores (18,57%) inseridos no ensino superior nas IES privadas consultadas. O percentual de mestres é de 60% e o de especialistas, apesar de o novo instrumento do MEC não prever mais esta titulação no ensino superior, é de 21,43%. Por fim, resultou-se na indicativa para os docentes das IES que ainda não possuem o mestrado, necessitam adentrar para programas de doutorado para permanência no ensino superior.
Palavras-Chave PT-BR:
Descritores: 1. Perfil Docente. 2. Educação superior. 3. Profissional da Educação Física. 4. Desafios na Formação Discente.
Palavras-Chave EN:
Physical Education Professional. Professional qualification. Teaching Challenges.