Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

O perfil do Docente dos cursos de Educação Física e seus desafios na formação discente

Autor:

PEREIRA, Rodrigo da Silva

Orientador:

Ronaldo Júlio Baganha

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

O perfil do Docente dos cursos de Educação Física e seus desafios na formação discente

Assunto:

Descritores: 1. Perfil Docente. 2. Educação superior. 3. Profissional da Educação Física. 4. Desafios na Formação Discente.

Ano de Defesa:

2019

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:

O número de Instituições de Ensino Superior (IES) aumentou bastante nos últimos anos e, com isso, surgiu a necessidade de regulamentar a qualificação mínima dos docentes do nível superior. O objetivo do presente estudo foi avaliar e qualificar a formação dos professores dos cursos de Educação Física de IES particulares da região Sul do estado de Minas Gerais. A metodologia utilizada foi a partir de pesquisa bibliográfica sistematizada, o que perpassou a realização de análises em sites de dez IES para o levantamento dos docentes dos cursos de Educação Física, porém em apenas seis IES pesquisadas possuíam em seus sites os respectivos dados. Após levantamento dos docentes, buscou-se na base de dados dos currículos Lattes, a formação para levantamento da titulação máxima. Os resultados do presente estudo apresentam que existe um percentual baixo de doutores (18,57%) inseridos no ensino superior nas IES privadas consultadas. O percentual de mestres é de 60% e o de especialistas, apesar de o novo instrumento do MEC não prever mais esta titulação no ensino superior, é de 21,43%. Por fim, resultou-se na indicativa para os docentes das IES que ainda não possuem o mestrado, necessitam adentrar para programas de doutorado para permanência no ensino superior.

Palavras-Chave PT-BR:

Descritores: 1. Perfil Docente. 2. Educação superior. 3. Profissional da Educação Física. 4. Desafios na Formação Discente.

Palavras-Chave EN:

Physical Education Professional. Professional qualification. Teaching Challenges.