Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Contribuições e desafios das metodologias ativas na educação superior: percepção de docentes e gestores

Autor:

SERRANO, Débora Rezende.

Orientador:

Neide Pena

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Contribuições e desafios das metodologias ativas na educação superior: percepção de docentes e gestores

Assunto:

1. Aprendizagem. 2. Docência. 3. Inovação. 4. Prática de Ensino. 5. Universidade.

Ano de Defesa:

2021

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Educação e Tecnologia

Resumo:

Esta dissertação de Mestrado em Educação com o título “Contribuições e desafios das metodologias ativas na educação superior: percepção de docentes e gestores” vincula-se ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Gestão (GEPEG). O uso de metodologias ativas vem ganhando cada vez mais espaço no cenário educacional em todos os níveis e, principalmente, no superior, com a proposta de introduzir novas formas de desenvolver o processo de ensinar e aprender, com a participação ativa do aprendiz em seu processo de formação. Adotando a hipótese de que as metodologias ativas podem ser uma das estratégias facilitadoras do desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à formação em nível de graduação, nas respectivas áreas do conhecimento, a pesquisa teve como objetivo identificar e compreender as contribuições e os desafios quanto ao uso de metodologias ativas no desenvolvimento das aulas da educação superior à luz da literatura e da percepção de docentes e gestores. Autores que se dedicam à investigação sobre o uso de metodologias ativas defendem o argumento de que o uso dessas metodologias estimula a participação ativa do aluno em seu processo de aprender, pesquisar, praticar, produzir e se desenvolver, através da problematização de experiências reais e desafiadoras. A abordagem se caracteriza como qualitativa, de caráter descritivo, realizada por meio de um estudo de campo em uma instituição de ensino superior, localizada no Sul de Minas Gerais, privada, do tipo survey, e da pesquisa bibliográfica. Constatou-se que as metodologias ativas contribuem para a inovação das aulas, incentivam a participação, sendo uma das maneiras de transformar as aulas tradicionais, atualmente consideradas inconsistentes e insuficientes para atender às novas demandas da sociedade, do mundo do trabalho e dos próprios estudantes. Dentre os resultados obtidos, pode-se considerar que várias são as questões e desafios que estão em torno das mudanças de uma prática tradicional das instituições de ensino para uma prática com metodologias ativas que possa ser considerada inovadora. A literatura ressalta os benefícios das metodologias ativas no ensino e na aprendizagem e os resultados da pesquisa evidenciaram que a sua utilização coloca o aprendiz como protagonista de sua formação, retirando-o da situação passiva. Constatou-se, também, que os docentes e gestores pesquisados reconhecem a contribuição das metodologias ativas para aprendizagem significativa e consistente, porém, o seu uso na educação superior não pode ser, ainda, considerado uma realidade. Defende-se que a formação continuada do professor se faz necessária uma vez que, como profissional da educação, ele precisa estar atualizado quanto aos conteúdos e quanto ao uso das novas ferramentas e metodologias tecnológicas, além de se apropriar das tendências pedagógicas e das demandas da sociedade.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Aprendizagem. 2. Docência. 3. Inovação. 4. Prática de Ensino. 5. Universidade.

Palavras-Chave EN:

Learning. Teaching. Innovation. Teaching Practice. University.